Guia da Semana

Título: A Casa Amarela
Autor:
Veveta e Saulinho (Ivete Sangalo e Saulo Fernandes)
Gravadora: Universal Music
Ano: 2009
Resenha: Amigos e parceiros musicais, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes adotam seus apelidos da infância e lançam o primeiro projeto infantil de suas carreiras, A Casa Amarela. Misturando axé e MPB, os cantores dividem os vocais apenas na primeira canção, Bichos. A faixa Sono conta com a especial participação de Xuxa. O reggae está presente em É Bom Viajar, enquanto Funk do Xixi fala sobre urinar na cama, tema costumeiro da criançada.




Título: Canciones Curiosas - Palabra Cantada En Español
Autor:
Palavra Cantada (Paulo Tatit e Sandra Peres)
Gravadora: MCD
Ano: 2008
Resenha: Sandra Peres e Paulo Tatit buscam novos voos com o CD Canciones Curiosas - Palabra Cantada En Español. Realizado em dois anos e meio, o disco traduz para o espanhol grandes sucessos do Palavra Cantada, como Ratón (Rato), La Sopa (A Sopa) e Los Chicos No Trabajan (Criança Não Trabalha). Com a ajuda de Luis Pecetti e Gustavo Kurlat, 15 letras da banda foram transformadas, todas que falavam sobre temas comuns a crianças em todo lugar do mundo.


Título: Pequeno Cidadão
Autor: Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto
Gravadora: Selo Rosa Celeste
Ano: 2009
Resenha: Ainda nos anos 80, cada um dos artistas teve de se acostumar com a nova profissão, a de ser pai/mãe. Como músicos e amigos, Edgard Scandurra, Antonio Pinto, Arnaldo Antunes e Taciana Barros passaram para álbum as composições feitas para seus filhos. Nascia o projeto Pequeno Cidadão, que mistura psicodelia e rock em canções sobre a rotina da criançada, como Futezinho na Escola, Tchau Chupeta, Larga a Lagartixa, Leitinho e Bonequinha do Papai. Nos shows do projeto, os cantores arrastam os filhos para dar voz às músicas.



Título: Partimpim 2
Autor:
Adriana Partimpim (Adriana Calcanhotto)
Gravadora: Sony/BMG
Ano: 2009
Resenha: Encarnando seu alter ego mais uma vez, Adriana faz frevo, bossa e diversão com o disco Partimpim 2. Além de composições como Baile Particundum e Ringtone de Amor, a cantora aposta em releituras lúdicas, como Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos e letra de Ferreira Gullar; Alexandre, de Caetano Veloso; O Homem Deu o Nome a Todos Animais, tradução para português de Zé Ramalho para canção e Bob Dylan; Gatinha Manhosa, de Roberto e Erasmo Carlos; e Menino, Menina, composto por ela, Davi Moraes e Arnaldo Antunes.


Título: Grandes Pequeninos
Autor: Jair de Oliveira, Tânia Khalill e convidados
Gravadora: S de Samba
Ano: 2009
Resenha: Criado e produzido junto de um livro, o CD Grandes Pequeninos acaba de ser indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil. Jair de Oliveira recebe diversos convidados em 12 canções, como Wilson Simoninha, Seu Jorge, Max de Castro, Jair Rodrigues, Luciana Mello, Vanessa Jackson, Pedro Mariano, André Moraes, João Suplicy e Maria Paula. Destaque para as faixas Cadê o Manual?, Bebê a Bordo e Bom Dia, Bebê.

Atualizado em 1 Dez 2011.