Guia da Semana

Foto: Getty Images

A escola mais bonita e com a melhor infraestrutura não trabalha com as melhores apostilas. A que tem o melhor material didático não oferece atividades extracurriculares. Aquela com os professores mais qualificados parece conservadora demais. Afinal, como encontrar a escola perfeita para o seu filho?

Ela não precisa ser a mais bonita, nem a maior, nem ter o melhor currículo. A escola ideal é aquela que reforça os valores repassados pelos pais, que prepara os alunos para a vida e, acima de tudo, onde a criança se sinta feliz e tenha prazer em aprender. Não adianta colocar o filho na escola mais "forte" se ele não consegue acompanhar as aulas, nem na maior e mais tradicional se for para ele se sentir deslocado. Crianças e adolescentes são diferentes e o que é bom para um pode não ser o ideal para o outro.

Então, no caminho para definir a escola certa, há muitas visitas, conversas, observações, anotações, perguntas e mais perguntas. Entre os itens que devem ser cuidadosamente avaliados estão conteúdo programático, segurança, infraestrutura, número de alunos, qualificação dos professores, atividades extracurriculares, carga horária e, principalmente, o discurso pedagógico aplicado na prática.

Para ajudar os pais a escolherem o melhor para os seus filhos, o Guia da Semana preparou uma série de matérias especiais sobre Berçários, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Confira as dicas e boa escolha!










Atualizado em 10 Nov 2011.