Guia da Semana

Se fosse para escrever o nome de todas as séries que estrearam nos últimos anos, a lista não teria fim. São diversas histórias para os mais variados públicos. Mas a onda agora é atingir aos adolescentes. Muitos seriados que estrearam voltados para os teens estão fazendo sucesso e seguem com novas temporadas e novos personagens. Listamos alguns que são febre nas telinhas tanto no Brasil quanto em outros países. Saiba quais são!

Gravidez na adolescência



The secret life of the american teenager (A Vida Secreta de uma Adolescente Americana) estreou em 2009 no Brasil, pelo canal Boomerang. Sucesso nos Estados Unidos, a série conta a história de Amy, uma menina de 15 anos, filha de pais separados, que engravida de Ricky durante o acampamento de verão. Ela recebe todo o apoio dos amigos e começa a namorar Ben, que fica enciumado pela atenção que a adolescente dá ao verdadeiro pai de seu filho.

Influência dos anos 90



90210, exibido pelo canal Sony, foi inspirado no sucesso dos anos 90, Beverly Hills 90210 (traduzido para o Brasil com o nome de Barrados no Baile). A semelhança está na história que se passa em torno de dois irmãos: a apaixonada e doce Annie e o atleta Dixon, que foi adotado pela família. Eles se mudam para um novo colégio, onde seu pai, Harry, é o novo diretor. A mudança, claro, é responsável por boa parte dos acontecimentos, como a rivalidade entre Dixon e Ethan, o cara mais popular do local. Lá também eles vão encontrar a patricinha Naomi, o jornalista Navid, além de Silver, uma menina rebelde que atua em um seriado exibido pelo site YouTube. Todos são alunos do divertido e alegre professor Ryan Matthews.

Ser livre



Baze e Cate Cassidy namoraram durante o colégio. Cate engravidou, mas entregou sua filha para adoção sem que Baze soubesse. Então, aos 15 anos, a jovem Lux deseja ser emancipada para não ter mais que viver em lares provisórios e resolve encontrar seus pais biológicos. Em Life Unexpected, exibido no Brasil pelo canal Liv, Lux reaparece na vida de Bazer e Cate que, de repente, se encontram na real situação de assumirem seus verdadeiros papéis de pais.

Comédia musical



Assim é Glee, que estreou no Brasil em 2009, pela Fox, e que já ganhou muitos admiradores. A história se passa no colégio McKinley, onde o professor Will Schuester se vê na condição de reerguer o Glee Club, coral da escola. Porém isso não será fácil, pois Schuester possui uma péssima reputação entre os alunos, por causa de historias de seu passado. E é aí que entram Rachel e Finn, os mais populares de McKinley que, mesmo com muitas brigas e discussões por serem muito diferentes, conseguirão fazer com que o coral volte a ser como era antes. Todo episódio é costurado com homenagens - em forma de cantoria - a ídolos da música. Lady Gaga será uma das próximas.

Crepúsculo?



A semelhança está apenas no fato de terem vampiros na história. The Vampires Diaries é baseado nos livros de suspense e terror da escritora Lisa Jame Smith, sendo uma das séries de maior sucesso nos Estados Unidos recentemente. Estreou por aqui em outubro de 2009, exibido pela Warner, um mês depois do início da primeira temporada na terrinha do tio Sam. A história se passa com Elena Gilbert que, quatro meses depois de um acidente de carro, em que matou seus pais, precisa cuidar de seu irmão Jeremy e ambos tentam lidar com o acontecido e desejam seguir com suas vidas. Elena sempre foi a mais popular do colégio, e não quer que ninguém a veja triste.

Com a volta das aulas na pequena Mystic Falls, em Virgínia, ela e suas amigas ficam curiosas para saber mais a respeito do misterioso Stefan Salvatore que, de imediato, sente uma forte atração por Elena e ela pelo rapaz. Porém, Stefan é um vampiro que tenta viver entre os humanos sem machucá-los. Ele tem um irmão, o violento e bruto Damon. Eles acabam criando uma guerra familiar e lutam pela alma de Elena e de todos os seus amigos.

Fofocas e mais fofocas



No bairro Upper East Side, em Manhattan, a fofoca reina em uma escola para milionários. Os alunos logo descobrem que Serena van der Woodsen, a garota mais famosa do colégio, que se isolou em um internato, voltou a morar na cidade, graças ao blog da fofoqueira Gossip Girl, que ninguém sabe quem é. A "garota do blog" revela diversos segredos, principalmente dos alunos mais populares, escrevendo coisas que ninguém pode imaginar que um dia aconteceram.

Baseado nos livros de Cecily von Ziegesar, a série virou febre nos Estados Unidos e repetiu o mesmo feito no Brasil. Porém, em abril desse ano, a Warner Channel (que exibia a série) não transmitiu a terceira temporada, o que deixou muitos fãs desesperados para ver mais e mais fofocas dos ricos alunos da Upper East Side. Gossip Girl pode voltar à programação do canal em junho, mas não há nada confirmado.

Atualizado em 6 Set 2011.