Guia da Semana

Foto: Getty Images

Se antigamente já era difícil encontrar uma adolescente que estivesse satisfeita com o próprio corpo, hoje em dia, é praticamente impossível. Algumas se acham magras demais, outras de menos. O que elas têm em comum é que as curvas ou a falta delas são sempre os alvos das críticas mais duras. Mas, como a maioria vê a magreza como sinônimo de beleza, quem sai perdendo nessa história são as gordinhas, que acabam acreditando que as formas "avantajadas" não combinam com nada. E é aí que elas se enganam. Assim como as mais magras, as gordinhas também precisam tomar certos cuidados com as roupas que vestem. Mas, o objetivo deve ser sempre valorizar aquilo que se tem de melhor - e essa dica vale para todos os tipos de mulheres.

Blusas
Na opinião da consultora de moda, estilo e imagem Bia Kawasaki, todo cuidado é pouco quando o assunto é o modelo das blusas que você veste. "Eu garanto que uma menina não precisa esconder seu corpo com roupas enormes e mais parecidas com barracas de camping", brinca.

Para superar esse problema, a sugestão da consultora é simples: você só precisa adequar seu estilo e bom gosto ao seu biotipo. "Nenhuma mulher precisa ser magérrima para ser linda e sofisticada, ela só precisa aprender a tirar partido de seus pontos positivos", explica. Em matéria de blusas, Bia diz que as gordinhas devem apostar nos modelos que mais se ajustam ao corpo sem marcar os pneus. Se sua cintura for fina, mesmo com os quilos a mais, o ideal é acrescentar ao visual faixas ou cintos, sempre posicionados na parte mais fina da sua silhueta.

Calças e saias
Para valorizar o corpo, as meninas gordinhas devem investir em calças acompanhadas por blazers ou coletes que, por acaso, estão super em alta. Ainda no quesito "calças", o conselho da consultora é: camisas sempre para fora da calça, nunca para dentro!

As saias também não estão proibidas para as gordinhas, como sempre, a única dica é saber usá-la a seu favor. Aposte nas modelagens retas e ajustadas com comprimento até os joelhos, as chamadas saias lápis. Já as saias evasês - aquelas mais rodadas - devem ser banidas do guarda-roupa.

Cores, estampas, decotes e acessórios
Na hora de se vestir de acordo com seu corpo, os pequenos detalhes, como cores, estampas e decotes, podem fazer muita diferença. No caso das gordinhas, "o jogo do claro e escuro e das cores neutras e quentes serão sempre bons aliados para disfarçar as gordurinhas", segundo Bia. Quanto à cor preta, famosa por "emagrecer", a consultora avisa: "O preto só emagrece quando contrastado com branco ou com alguma cor de tonalidade quente e alegre".

Com as roupas estampadas, todo cuidado também é pouco. "Todas as estampas engordam, indiferente se são listras verticais, horizontais, florais ou geométricas", explica Bia. A saída para quem não abre mão delas é optar sempre pelas menores e com fundo escuro. Acrescentar algum acessório que contraste com a cor da roupa, como cintos ou faixas, também pode ajudar a disfarças os pneus.

Não esqueça também de prestar atenção no decote das blusas. "Fique longe do decote ´careca´, este sim é o maior vilão das gordinhas", diz Bia. A melhor opção para quem está acima do peso é o decote ´V´. E para complementar o visual, nada melhor do que pequenos detalhes. "Seu rosto, maquiagem e cabelos devem estar sempre impecáveis. Assim, as pessoas esquecerão de olhar para sua barriga", alerta a consultora.

Colaborou:
Bia Kawasaki
Consultora de moda, imagem e estilo
Telefone: (11) 9652-6048

Atualizado em 6 Set 2011.