Guia da Semana

Por Virgínia Camilo Ede
Odontóloga



Os cuidados bucais começam cedo. Até antes de o bebê nascer. As atitudes das futuras mamães podem afetar a saúde bucal daquele que vai nascer. Podemos citar como exemplo que a gestante a partir da segunda metade da gravidez deve evitar o uso de tetraciclina, pois a mesma poderá causar a descoloração ou manchas nos dentes do seu filho.

Os dentes do bebê começam a nascer por volta dos seis meses de idade o que faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época necessitando de cuidados bucais especiais. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Além disso, é muito importante que as mamães previnam as cáries causadas pelo uso da mamadeira e se certifiquem que seu bebê está recebendo uma quantidade adequada de flúor.

É muito importante estar ao lado das crianças no momento da escovação até os seis anos de idade. Esta é uma prática que trará benefícios para o resto da vida dele. Nestes momentos devemos além de ensinar boas técnicas de escovação ensinar a usar o fio dental e mostrar que eles devem evitar os lanches entre as refeições e nos casos onde não for possível lembrar-se de escovar os dentes após o lanche.

Levar as crianças periodicamente ao dentista após os dois anos de idade é outra boa prática para preservar a saúde bucal do seu filho.

Passos para um Sorriso Brilhante

1. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.
2. Use fio dental diariamente.
3. Limite o número de lanches ingeridos por dia.
4. Visite seu dentista regularmente.

Virgínia Camilo Ede é odontóloga especializada em prótese dentária e implantodontia. Atualmente é sócia e responsável técnica pela Clinica Ede & Associados.
Fone: (11) 3159-3259

Atualizado em 1 Dez 2011.