Guia da Semana

Foto: Arquivo pessoal

Maria Estela e a amiga Nicole com seus estilosos óculos Wayfarer

Colocar o mesmo uniforme todos os dias da mesma maneira é uma chatice. Ainda mais quando você está no colégio há tempos e o uniforme continua o mesmo. Por isso o Guia foi atrás de adolescentes para saber o que essa galera faz para mostrar atitude e visual descolado mesmo com as normas das instituições.

Rainha do Tênis

Beatriz Marangoni, 14, estudante do oitavo ano, é cheia de estilo quando se trata de fazer a produção do visual, principalmente para a escola. Em seu colégio é obrigatório o uso de uniforme e proibido shorts, tanto para as meninas quanto para os meninos. "Eu sempre vou ao colégio com calça jeans e camiseta do uniforme mais justinha", fala.

Já nos pés, Bia -como é chamada pela galera- não economiza no glamour. Ela usa somente tênis preto, mas todos eles são über descolados. "Tenho vários modelos na cor preta: com lantejoulas, de couro, quadriculado e um com rosa. Cada dia vou com um diferente", revela.

No inverno, Bia gosta de usar moletons mais largos, despojados e que, antes de tudo, fiquem confortáveis. Tênis, novamente, é o que veste seus pés nos dias de temperaturas mais baixas. "Adoro usar meu modelo quadriculado de branco e cinza, com meias de cano médio coloridas nesses dias", comenta. Ela ainda revela que botas não combinam nadinha com seu estilo emo.

Moderna

E pelo visto o tênis preto está no gosto da moçada. Aluna do sétimo ano, Maria Estela Slapelis também é adepta a essa cor. Seu preferido é preto com azul. "Vou quase todos os dias com ele. Adorooo!", diz entusiasmada.

Chinelos, sandálias e sapatos de salto estão terminantemente proibidos na escola de Maria Estela, por isso que ela opta sempre pelo conforto e estilo descolado do tênis. No seu colégio o uso de uniforme não é obrigatório. Mas, mesmo assim, a lindinha prefere usar a camiseta e o moletom do colégio na maioria dos dias da semana.

"Uso acessórios mais diferentes, como óculos de sol somente quando há festinhas na escola, assim como as botas sem salto", explica Maria, que é suuuper adepta aos descolados óculos estilo Wayfarer, da Ray-Ban.

Classic chic

Na escola de Aline Oliveira, 16, o uniforme também não é obrigatório durante o ensino médio, mas até o nono ano (antiga oitava série) era imprescindível. "Eu não gostava de ir só com o uniforme básico ao colégio, eu sempre deixava o look com a minha cara. Curtia colocar uma regatinha colorida ou pólos por baixo da camiseta", lembra da época em que usava uniforme.

A estudante do terceiro ano do ensino médio fala que, hoje, seu estilo é mais um classic chic. Aline procura ser básica nas roupas, usando jeans, camisetas mais clean, shorts largos -estilo boyfriend- e caprichar em algum detalhe do look. "Adoro colocar uma sapatinha colorida ou uma bolsa mais chamativa para compor o visual para ir ao colégio", explica.

Mesmo no frio, Aline não foge do estilo arrumadinha. Ela opta por colocar casaquinhos por cima de blusas básicas e um cachecol. Se estiver muuuito frio, rola colocar uma bota sem salto.

Foto: Arquivo pessoal

Aline Oliveira em um dos seus looks colégio

Hora da malhação!

As aulas de educação física, que antes obrigavam os alunos a terem um visual padrão, já estão mais flexíveis. Mesmo usando o uniforme igual, as meninas conseguem imprimir seu estilo no look fitness. "Uso a roupa de ginástica apropriada, mas sempre com um dos meus All Star", fala Aline.

Bia opta pela prática, e obrigatória em seu colégio, combinação de camisetão do uniforme com legging e tênis. Como tem cabelo curto, o toque personalizado da produção fica por conta das madeixas, que estão sempre arrumadas e soltas.

Já Maria Estela, prefere os cabelos sempre presos com rabo de cavalo e o look básico de ginástica, com camiseta e calça apropriada. Nessas horas, o tênis preto entra também, já que é confortável e bem estiloso.

Make e hair

A maratona de produção do look para o colégio começa no dia anterior para Aline. "Procuro sempre deixar a roupa que vou vestir no dia seguinte já escolhida antes de dormir", revela. A gata ainda conta que dorme com um coque no cabelo para soltar quando acordar e os fios ficarem ondulados a la Gisele Büdchen. Ela coloca um bob pela manhã na franja para dar volume e finalizar o visu.

Para chegar no colégio em tempo, Aline acorda 1h30 antes, pois além do ritual com seus fios, ela não sai de casa sem um make básico: rímel, corretivo e blush. "Eu ainda levo minha maquiagem numa nécessaire para poder fazer qualquer retoque se precisar", confessa.

A preparação das madeixas para a aula também acontece com Bia. Mesmo com os fios curtos, faz chapinha quase todos os dias e a franja fica para o lado, bem no estilo emo. A maquiagem mais carregada também é item básico para começar o dia.

Maria Estela segue um estilo mais clean, deixando os cabelos sempre ao natural. Mas a chapinha também não escapa da gata, que a usa na franja. "Gosto bastante de deixar o cabelo preso, acho mais confortável", completa a teen sobre seu estilo de cabelo predileto.

Mesmo moderninha, a maquiagem só marca presença no rosto da Maria Estela quando há festas no colégio. No dia a dia, a gata só usa brilho labial e não fica sem ele nenhum minuto.

Foto: Arquivo pessoal

Bia adora observar o estilo da Hayley Williams, vocalista da banda Paramore, e da Lady Gaga para se inspirar

Acessórios e tudo mais!

Como toda it girl, essas meninas adoram usar e abusar dos acessórios para compor um visual bacana. Bia é referência quando o assunto são adereços modernos para o cabelo. "Eu amooo usar headbands! Acho que elas voltaram com tudo e são um charme. Gosto também de colocar presilhas com lacinho preto e branco nos fios", afirma a gata.

Na onda modernex, Bia não abre mão dos brincos de bolinha em cores néon e colarzinhos de ouro, com pingentes de coração. "Adoro esses acessórios, mas nunco misturo plastic com ouro", atenta.

Já na mochila transversal preta e branca, com uma caveira chamada Jack, Bia mostra todo seu estilo. Ela revela que jamais pode faltar um kit de unha e outro de primeiros socorros dentro de sua backpack para ir ao colégio.

Brincos mais discretos e pequenos em várias tonalidades, principalmente rosa, são os preferidos de Maria Estela. "Gosto de usar brincos de bolinha no dia a dia para ir ao colégio. Uso argolas quando tem festinhas", comenta.

Para compor o visual classic chic que tanto adora, Aline não dispensa uma pérola ou um solitário nas orelhas e seus colarzinhos charmosos. "Procuro não exagerar nos acessórios, porque acho que menos é mais, sempre!", fala com propriedade.

Em grande estilo!

Siga algumas dicas e arrase no colégio, com sua própria maneira.

- Invista nos acessórios, pois eles podem dar um up em qualquer visual, mesmo com os uniformes do colégio.

- Já que a maioria das escolas proíbe o uso de sandálias e salto alto, opte por um visual mais relax e aposte nas sapatilhas, All Star ou até mesmo o tênis basicão, que você pode costumizar.

- As bolsas e mochilas podem retratar exatamente o estilo de cada uma, além de ser um charme! Você encontra nas loja modelos de bolinhas, listradas, coloridas, bicolor, xadrez, enfim, uma infinidade de opções para todos os gostos.

- Até mesmo o material escolar pode ter a sua cara! Encapar seu caderno e customizá-lo com adesinhos e desenhos ou até com a foto do seu artista predileto é uma boa ideia. O lance é dar novos ares ao que é sempre comum!



Atualizado em 1 Dez 2011.