Guia da Semana

myspace.com/yvanleterrible
Yvan Rodic, o Face Hunter, já foi fotografado por sites de street style

Com uma câmera em mãos e um olhar aguçado sobre estilo, Yvan Rodic, 29 anos, conseguiu se firmar como um dos nomes mais quentes do mundo da moda. Graças ao seu blog Face Hunter, ele abandonou a carreira publicitária e hoje vive de coberturas fotográficas e consultoria de estilo. Confira a entrevista exclusiva concedida ao Guia da Semana:

Guia da Semana: De onde surgiu a idéia de fotografar anônimos com estilo e publicar suas fotos num blog?

Yvan Rodic: Eu ganhei uma câmera portátil como presente de Natal e então passei a levá-la comigo, tirando fotos de anônimos interessantes em festas de Paris. Um mês depois, achei que podia publicar minhas fotos na internet pensando que isso poderia ser interessante a alguém. Isso aconteceu em fevereiro de 2006 e logo, alguns sites passaram a copiar essa idéia. Depois de alguns meses, passei a mostrar cada vez mais looks no site e, de forma natural, o interesse de revistas começou a crescer em relação a esse meu trabalho. Eu adoro a idéia de descobrir a criatividade pessoal das pessoas além das tendências globais.

Quais eram suas intenções quando você criou o Face Hunter?

Yvan Rodic: Eu não tinha um propósito em mente, apenas queria compartilhar um pouco das pessoas interessantes que eu encontrava.

Que critérios você costuma usar para considerar uma pessoa bem ou mal vestida?

Yvan Rodic: Quando fotografo, não penso muito, apenas sigo meu instinto. Mas, geralmente eu tiro fotos de pessoas com estilo próprio. A forma como você usa suas roupas é mais importante do que as roupas em si. Eu sempre procuro looks inovadores, bem construídos e elegantes.

Como você aborda as pessoas? Você já foi fotografado por alguém com o mesmo propósito do Face Hunter?

Yvan Rodic: É muito simples. Eu chego até as pessoas e pergunto se posso fotografá-las. Às vezes, até converso com elas. Mas tento não ser muito corporativo, prefiro falar com elas de forma mais natural, mais simples.

Como você lida com leis relacionadas ao direito de imagem?

Yvan Rodic: Eu peço a permissão das pessoas quando vou fotografá-las para o meu blog. Se for alguma publicação de revista, converso com elas por e-mail para saber se não haverá problemas.

Tomando-o atualmente como uma estrela do mundo fashion, você se considera um bom crítico de moda?

Yvan Rodic: Não me considero um crítico da moda. Eu estou apenas registrando moda e produzindo inspiração.

Atualizado em 6 Set 2011.