Guia da Semana

Foto: Getty Images

Há pouco tempo, fiquei sabendo que uma amiga estava grávida. Fiquei meio chocado, afinal nos conhecemos desde crianças. Isso me fez pensar como é ter essa responsabilidade tão jovem e ainda ter que arcar com toda a pressão que o mundo coloca sobre você.

Hoje, há muitos métodos de evitar a gravidez. Acredito que você deve conhecer quais são eles. Porém nem sempre eles são colocados em prática. Depois vem as consequências, que podem ser até mais difíceis de lidar desde que seja com um bebê, ou com algumas doenças que também existem.

Minha amiga ficou com medo de contar para os pais dela que estava esperando um bebê. Ela não sabia como seria a reação deles, já que eles não esperavam isso dela. Você já pensou como seus pais reagiriam se você desse essa notícia para eles?

Bom, o problema pode ser muito maior do que contar para os pais. Imagine que uma criança precisará de muitos cuidados, dedicação, e muda a vida de qualquer um para sempre. Além, claro, da parte de não poder mais curtir a adolescência, já que terá de cuidar do pequeno. E tudo isso requer muito dinheiro. Coisa que nem sempre pais jovens possuem, aliás, muitos nem trabalham e ainda estão na escola.

Conversando com minha amiga, ela disse estar muito arrependida e, se pudesse voltar atrás, teria evitado essa situação. Os pais dela ficaram muito chateados, porém estão dando todo o apoio que ele precisa. Nem sempre jovens grávidas têm esse apoio, muitas acabam sendo expulsas de casa ou procuram o aborto, coisa que é ilegal.

Às vezes, nós agimos por impulso, e acabamos nos arrependendo, por isso pense antes de fazer qualquer coisa. Devemos sempre tomar cuidado com essas armadilhas que a vida nos reserva. Você gostaria de ter sua juventude interrompida? Bom, eu não. Então, aproveite esse momento único. Pense que no futuro você também poderá ter um bebê e as coisas poderão ser muito mais fáceis.

Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Conheça antes

Você sabe o que é

O medo do primeiro dia

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.