Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com o recesso de julho, as crianças ficam ansiosas para que os pais cumpram as promessas de passeios feitas durante os meses de aula. Sem muito tempo útil para viajar ou quando as férias da família não coincidem, os shoppings das grandes cidades apresentam-se como boas alternativas de diversão e lazer, pois se programam para oferecer ainda mais atrativos nessa época. Em um único dia, é possível levar os pequenos a mergulhar num mundo inteiro de brincadeiras.

Confira o que oferecem os principais estabelecimentos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em terras paulistas

Quem mora na Capital pode curtir gratuitamente o tradicional Festival de Teatro de Bonecos do Shopping Jardim Sul. Em sua 9ª edição, os melhores grupos de teatro do circuito nacional se apresentam até 2 de agosto, de quinta a domingo, às 17h. Já para quem quiser aflorar o lado artístico de seus pequenos, as Oficinas Circenses do Shopping Interlagos são uma aposta. Com aulas de malabares, atividades de equilíbrio, agilidade e coordenação motora, o evento ocorre diariamente, no Mall do centro comercial.

Foto: divulgação/ Parque da Mônica


No Shopping Eldorado, o Parque da Mônica reserva atividades para entreter as crianças o dia todo. O Brincando na Vila da Mônica é um espaço para que os fãs dos quadrinhos se sintam como participantes das histórias de Maurício de Sousa, com piscinas de bolinhas, jogos de quebra-cabeças e tabuleiro, pinturas e teatro. O Piquenique com a Turma da Mônica conta com um divertido lanche e um brinde exclusivo, onde os pais e as crianças podem interagir com personagens no Salão de Eventos.

A garotada que gosta de astrologia tem no Frei Caneca sua opção de lazer. O centro abriga um Planetário, que simula movimentos radicais como se eles estivessem realmente atravessando o espaço interestelar. Além disso, os participantes aprendem curiosidades. As sessões são gratuitas e duram 40 minutos.

Os fãs de Manny, Sid e Diego podem entrar no clima dos personagens no Anália Franco, com a Pista de Patinação A Era do Gelo 3. A atividade é voltada aos maiores de 5 anos, mas as crianças de 2 a 4 anos se divertem no Play Car, um carrinho que será guiado por monitores. Para quem quiser driblar o frio de uma forma divertida nesta época do ano, o AquaBol do Shopping Tamboré é uma atração. Com duração de cinco minutos, as crianças e os adultos podem se divertir dentro de uma grande bola de plástico em uma piscina, sem se molhar.

No território carioca

No Rio de Janeiro, o Plaza Shopping também pega o embalo do lançamento de A Era do Gelo 3 para oferecer atrações às crianças. O primeiro piso tem piscina de bolinhas, escorrega e mesinhas em formato de noz para pintura, além de um iglu gigante, dentro da Pista de Patinação. Na praça do 3º piso, games, totó, jogo da velha e cineminha com cenas dos outros dois filmes da série.

Com atividades infantis grátis, o Ilha Plaza Shopping homenageia Os Escritores Nacionais e Internacionais, como Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, Charles Perrault e La Fontaine. As recreações contam com oficinas de pintura, desenhos, dobraduras e jogos de "complete a história". O empreendimento oferece espetáculos teatrais diariamente, de 17 a 26 de julho.

Foto: divulgação/ Ilha Plaza Shopping


Os centros Via Parque e Norte Shopping garantem diversão nas alturas com aventuras de Arvorismo. O shopping da Barra da Tijuca conta com um circuito de seis travessias, entre elas pontes, escadas, tirolesa e rapel. Completando as atividades, uma parede de escalada com diversos obstáculos. O Arvorismo Indor tem quatro travessias no NorteShopping, levando crianças e adolescentes a aventuras com até seis metros de altura. O cenário da floresta ajuda os pequenos aventureiros, que também podem realizar escaladas e tirolesas.

E o Recreio Shopping preparou uma Agenda Teatral para as crianças no mês. Em 18 de julho será apresentada a peça infantil Fantasia; no dia 19, a adaptação de A Cigarra e a Formiga. O empreendimento fecha os espetáculos com o musical Encantada no dia 25, e O Mágico de OZ, no dia 26. Os eventos são gratuitos e acontecem às 18h, no Espaço Recreio.

Atualizado em 1 Dez 2011.