Guia da Semana

Foto: Thinckstock

As crianças alérgicas devem ser tratadas antecipadamente, durante o outono

Todo ano é a mesma coisa: entre maio e junho, a temperatura baixa bruscamente e os indesejáveis espirros, tosses e dores de garganta aparecem, como num passe de mágica. A chegada do friozinho é propícia ao desenvolvimento de vírus atingindo a todos os que não estiverem preparados. Mas quem sofre mais com a mudança rápida de clima são os pequenos, mais vulneráveis a contrair doenças.

"Até os dois anos de idade, a criança ainda está formando seu sistema imunológico, e uma virose pode se tornar uma pneumonia, sinusite ou uma otite média e aguda", ressalta a otorrinolaringologista Mônica Verzugo. Além dessas complicações, os mais novos estão suscetíveis também às chamadas enteroviroses e infecções gastrointestinais, que podem causar diarréia e vômitos.

E é justamente nessa época do ano que as crises de rinite e outras alergias também se manifestam principalmente nas grandes cidades. "A poluição e o tabaco interferem diretamente no sistema respiratório, que tem um revestimento ciliar e funciona como se fosse um campo de feno, 'varrendo' o que está entrando, desde o nariz até as últimas estruturas do pulmão", explica o pediatra do Hospital Balbino, Antonio Carlos Turner. O contato com a fumaça lesa toda essa estrutura e faz com que esse sistema pare e produza muco como defesa.

Como evitar

Foto: Thinckstock

A vacina é a única forma de prevenção contra as viroses comuns no inverno

Escapar das gripes e resfriados é quase inevitável nesses meses, já que, com o friozinho, a tendência é nos manter em ambientes fechados, o que facilita o contágio. Ambos os especialistas concordam que a melhor forma de prevenção é a vacina contra a gripe que, desde abril, foi distribuída gratuitamente em postos de saúde para as crianças de seis meses a dois anos, além de grávidas e idosos - em algumas capitais a data de vacinação foi, inclusive, prorrogada.

De acordo com Mônica Verzugo, a vacina não evita 100% das viroses, mas diminui bastante a possibilidade de contraí-las. Quem for alérgico também deve fazer tratamento antecipado para não ter crises com a chegada do inverno. Uma visita ao alergista agora no outono pode prevenir rinites e sinusites.

Mas se a saúde do seu pequeno não conseguiu resistir a essa amostra inicial de dias frios, a primeira atitude a ser tomada é deixá-lo em casa para impedir o contato com outras crianças na escolinha. As viroses comuns como gripes e resfriados são altamente contagiosas em lugares fechados.

E se um ficar doente, como evitar que o irmãozinho também fique? Segundo o pediatra, é uam missão quase impossível. "A maioria desses germes tem um período de incubação de sete a dez dias e, durante esse período, ele também pode ser transmitido. Ou seja, muitas vezes a criança ainda não manifesta a doença, mas já está incubada e, nesse momento, o irmão já pode ter sido contaminado", explica.

Como cuidar

Foto: Thinckstock

O repouso é essencial para melhorar logo e evitar o contágio de outras crianças

Os sintomas da gripe são quase sempre os mesmos: indisposição, tosse, dores no corpo, garganta ou de cabeça, coriza, respiração difícil, febre, falta de apetite, distúrbios do sono, olhos vermelhos ou lacrimejamento e até diarreia. O tratamento deve ser sintomático, cuidando para diminuir cada um desses sintomas. As indicações de repouso, boa alimentação e muita hidratação são sempre essenciais para se curar mais rápido da infecção.

"A água é o melhor fortificante natural. Hoje em dia, não se dá mais remédio sedativo. O ideal é fortificar esse catarro com água, mel, alho ou folhas que ajudam a combater a gripe", afirma Antonio. O especialista não aconselha o uso de descongestionantes nasais à base de mentol e cânfora no peito - como aquele que vem tradicionalmente numa latinha redonda de tampa azul - por seu cheiro ser irritante à mucosa respiratória.

Tomar friagem, bebida gelada e andar descalço realmente são prejudiciais a quem está gripado? "Depende do organismo. Tudo está relacionado ao choque térmico, quem tem tendência a ficar doente com qualquer mudança de temperatura vai piorar, sim. O nariz vai começar a escorrer e os espirros serão inevitáveis", conclui Mônica.

Atualizado em 6 Set 2011.