Guia da Semana

Sim X Não é uma coleção francesa de livros que visa estimular o pensamento crítico das crianças. São tratados temas como violência, abuso sexual, justiça, vida em família, maus-tratos, intolerância, direitos das crianças e ameaça.

Os novos assuntos da coleção são Justiça e Ameaça.

Ameaça, NÃO!

Mostra que intimidações e chantagens são atos de violência grave. O livro conta que a criança muitas vezes pode ser forçada ao silêncio e se sentir encurralada. Mas, ela precisa aprender a se afirmar e se defender, assim pode se esquivar desta agressão.

São apresentadas seis histórias em quadrinhos, onde o pequeno pode ver momentos onde acontecem ameaças comuns, analisar quais sentimentos surgem neste contexto e como lidar com eles.

No final do livro um mini-dicionário traz termos comumente utilizados nas situações tratados e ainda conceitos legais, educativos e telefones com órgãos de utilidade, para buscar apoio e fazer denúncias.

Justiça, SIM!

Foto: reproduçao
Tem como objetivo mostrar o funcionamento do sistema judiciário, bem como, suas leis e regras. Partindo de situações cotidianas, são discutidos conceitos importantes para a formação de cidadão consciente.

O leitor entra em contato com as principais funções do sistema, como juízes, desembargadores, promotores de justiça e advogados. A criança também pode refletir sobre igualdade, costumes e conflitos de interesses.

Um capítulo trata especialmente dos direitos da infância e da juventude e de como ocorrem as punições aos menores infratores.

Do mesmo modo que na outra publicação, também há um glossário fechando o livro. Os termos mais relevantes são tratados, como erro judiciário, legítima defesa e mandato.

Serviço:

Justiça, SIM!
Ameaça, NÃO!

Autores: Stéphanie Duval e Jacques Azam
Editora: Escala Educacional
Tradução: Irami B. Silva
Ilustrações: Serge Bloch
Assunto: Vida em sociedade
Temas transversais: Ética
Faixa etária: 9 a12 anos
Preço: R$ 16,80

Atualizado em 6 Set 2011.