Guia da Semana

Foto: sxc.hu


A partir de mais ou menos 6 anos, os pequenos já começam a sair para dormir na casa dos amiguinhos do clube, da escola ou da vizinhança. Alguns ainda começam a agitação antes dessa idade e outros demoram até a adolescência para conseguir passar uma noite longe dos pais.

Não é toda criança que se acostuma tão fácil com a idéia de falar tchau para os pais e deixar o seu quarto por algumas horas. Mesmo sabendo que o seu colega será uma ótima companhia. Geralmente, depois da parte legal é quando os pimpolhos sentem medo, calafrio, insegurança e querem voltar para casa de qualquer maneira. Para algumas famílias buscar o filho que foi dormir fora é uma atitude freqüente. Em compensação para outras, esse é um problema que realmente não existe.

Foto:sxc.hu
A psicóloga infantil Fabiana Fernandez explica que a criança que deseja deixar a casa do amigo e voltar para sua residência tem uma ansiedade de separação. "A aflição é excessiva, ela não quer se afastar de casa e tem muita dificuldade em ficar sozinha". E por isso, os pais não devem de maneira nenhuma forçá-la a dormir fora. Se tiver que buscar, os pais têm que ir, porém, paralelamente, devem mostrar, ensinar, dar confiança e aos poucos ir desmistificando esse medo.

Existem também os pais que não deixam a criança sair para dormirem fora de jeito nenhum. Quem não consegue ficar longe dos filhos são os eles. "Muitas vezes por trabalharem fora, querem ficar todo o tempo livre que têm com as crianças. Porém, elas precisam passar por outros momentos longe de casa também. É a mesma ansiedade de separação, só que por parte dos adultos."

A experiência pode ser boa sim, por isso Fernanda explica que é importante aos poucos a criança sentir vontade de ir. "O convívio social é sempre um fator interessante para o desenvolvimento na infância. Dormindo em outra casa, ela vivencia outros momentos, conhece outras regras e vai se adaptando ao mundo", finaliza a psicóloga.

Atualizado em 1 Dez 2011.