Guia da Semana

Foto: Getty Images

Entrevistas de emprego sempre são motivos de nervosismo e insegurança, afinal, ninguém quer cometer aquela gafe na frente do contratante. O que dizer, como dizer, o que evitar, como se vestir, como se comportar...enfim, são muitas as dúvidas que surgem na hora de enfrentar um processo seletivo. E para desvendá-las, não existe nada melhor do que a experiência.

Mas se, mesmo para quem já passou por isso, as dúvidas são inevitáveis, imagine como fica a cabeça de alguém que nunca trabalhou e que está prestes a enfrentar a primeira entrevista de emprego? Se você está nesse grupo, acalme-se! O Guia da Semana preparou algumas dicas para que você se dê bem na sua primeira entrevista. Confira:

Prepare-se
Antes de enfrentar sua primeira entrevista de emprego, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais seguro na hora e fugir das gafes. Saiba quais são elas:

? Antes da entrevista é interessante que você conheça a empresa. Assim que você for convocado para um processo seletivo, procure saber alguns dados adicionais sobre a companhia, como a história e alguns resultados significativos. Isso pode ser bom para que você demonstre como está interessado na vaga.
? Treinar para a entrevista também pode ajudar a melhorar seu desempenho. Pense em perguntas que o entrevistador provavelmente vai fazer e treine suas respostas, de preferência simples e objetivas. Não esqueça também de memorizar todos os detalhes do seu currículo.

O que vestir
É claro que em uma entrevista de emprego o que conta mais é conteúdo de cada um. Mas a aparência também pode fazer a diferença e até servir como "critério de desempate". Por isso, tomar cuidado com a higiene pessoal e as roupas é fundamental. Os trajes sociais nunca falham: calça social, camisa e sapato fechado para as meninas e terno completo ou sem gravata para os meninos.

Foto: Sxc.hu

O que dizer
Em uma entrevista de emprego, é necessário falar de suas experiências profissionais e habilidades. Mas, quando se trata da primeira, é normal que muitos tenham dificuldade em saber o que vale dizer ao entrevistado. Confira algumas dicas:

? Se você não tem nenhum curso (além da escola) nem experiência profissional, o mais adequado é ressaltar características pessoais que indiquem que você poderia desempenhar um bom trabalho sem maiores problemas.
? Para demonstrar que você realmente tem interesse na vaga, o marketing pessoal é uma ótima ferramenta. Ressaltar a sua vontade de aprender coisas novas, sua dedicação e pró-ativismo é essencial.

O que evitar
Assim como existem muitas atitudes que contam pontos positivos na hora da entrevista, também existem aquelas que dificilmente serão perdoadas pelo entrevistador. Preste atenção em quais são:

? Nunca chegue atrasado em uma entrevista. Antes de ir, pesquise qual o melhor caminho e, se for o caso, saia de casa com bastante antecedência. O ideal é chegar 15 minutos antes de a entrevista começar.
? Nunca minta durante a entrevista. Sempre responda a todas as perguntas do entrevistador com muita honestidade.
? Procure não falar sobre assuntos que você não domina para evitar constrangimentos. Pode ser que o entrevistador faça alguma pergunta mais específica sobre o tema a fim de saber se você realmente sabe do que está falando.
? Evite usar gírias e palavrões. Expressões como "tipo", "meu", "cara" etc. São totalmente proibidas.
? Nunca atenda o celular enquanto conversa com o entrevistador. O ideal é desligá-lo durante a entrevista, mas, se não for possível, não esqueça de deixar no modo silencioso.

Foto: Getty Images

Quem se deu bem
Ir bem em uma entrevista de emprego é algo muito relativo. Às vezes, o que é indispensável para um entrevistador pode ser irrelevante para outro, dependendo da vaga em questão e das características que cada um está buscando em um candidato. Mas, todo mundo tem "segredos" que ajudam a melhorar o desempenho na hora da entrevista.

A estudante Luiza Oliveira, 18, por exemplo, acredita que deve o bom desempenho em processos seletivos à concentração e objetividade. "Fiz minha primeira entrevista aos 17. Passei apenas nas duas primeiras fases, mas com certeza foi porque me concentrei no meu objetivo e me mantive calma diante das perguntas", disse a estudante.

Luiza acha que a falta de experiência pesou um pouco e que uma de suas maiores dificuldades foi na hora da dinâmica de grupo. "Ter que encarar a entrevista em grupo é complicado porque você vê quem são seus concorrentes", explica. A dica de Luiza para quem se prepara para a primeira entrevista é estar sempre focado no que se quer mostrar e, claro, manter a calma.

Já Amanda Borges, 20, aposta na aparência e na linguagem corporal para se dar bem em entrevistas. "É muito importante estar bem vestido, ter uma linguagem corporal adequada e não utilizar vícios de linguagem", diz. Amanda fez a primeira entrevista aos 18 anos e acredita ter passado pela postura que teve durante a conversa com o empregador.

Para ela, a maior dificuldade foi "manter a calma e ser clara nas colocações e concisa ao mesmo tempo". "Demonstrar segurança, coerência e capacidade é importante também", conclui Amanda, que hoje é recepcionista bilíngüe.



Colaborou:
Patrícia Leutério
Consultora de RH
Telefone: (11) 3177 0700

Atualizado em 6 Set 2011.