Guia da Semana

Foto:Getty Imagens


Conseguir dormir bastante é fundamental para o ser humano, este momento é quando o corpo recupera energia que foi gasta com as atividades do dia e se prepara para o futuro. Adultos precisam, em média, de 8 horas diárias de sono, bebês precisam de, no mínimo, 10 horas. Se pais, ao terem uma noite mal dormida, já se sentem péssimos, imagine como a criança se sente estafada depois de passar uma noite inteira desperta e chorando.

Dormir tem outra importância para os pequenos. De acordo com a sabedoria popular, as crianças crescem enquanto dormem e esta teoria tem fundamento. Segundo o pediatra Dr. Moisés Chencinski, 75% da produção de Hormônio do Crescimento (GH) tem sua liberação quando a criança adormece profundamente. Esta substância também ajuda a evitar o acúmulo de gordura, manter o tônus muscular, melhorar o desenvolvimento físico e combater a osteoporose.

Passo-a-passo

Colocar as crianças na cama pode ser uma tarefa difícil. Há poucos estudos sobre o sono infantil, mas a Dr. Jodi Mindell, especialista em sono pediátrico, realizou uma pesquisa* em parceria com a Johnson &Johnson para analisar quantidade e qualidade do sono dos bebês. Aliás, dados referentes a hábitos dos brasileiros revelam que 35% dos pais acham que seu neném tem algum problema relacionado ao sono - Clique aqui e saiba mais sobre crianças e problemas para dormir.

De acordo com a pesquisa, seguindo alguns passos básicos para o relaxamento, a criança dorme mais e melhor. Bebês não sabem diferenciar o dia da noite, não tem noção dos horários que os pais precisam cumprir, portanto, é necessário que os adultos estipulem uma rotina do sono, para que o pequeno saiba que está chegando a hora de nanar.

O ritual tem três etapas básicas, começa com um banho morno, com a água em torno de 36,5º. Não deve haver interrupções e é possível usar produtos com aromas calmantes, assim, acontece a separação entre a hora da atividade e a hora do descanso.

Depois é a vez da massagem, o toque dos pais é muito importante para a criança, além de estimular circulação sangüínea, melhorar a respiração, a massagem alivia a tensão e relaxa o corpo - Clique aqui e saiba mais sobre massagem em crianças.

Por fim, é a hora de ninar, cantar e contar histórias são boas opções, a voz da mãe tem efeito tranqüilizante, colocar uma melodia calma também pode ajudar. Não é recomendável deixar a criança dormir diante da televisão ou em ambientes agitados, isto atrapalha o sono e impede o relaxamento mais profundo - a pesquisa também concluiu que 12% dos bebês no Brasil adormecem assistindo à televisão e costumam ir para o berço em horário que coincide com o final da novela das oito, por volta de 21h41min.

É muito importante que os pais coloquem o bebê apenas sonolento no berço, não totalmente adormecido. Deste modo, ele desenvolve a capacidade de dormir sozinho. Segundo a médica, "O que custou para fazê-lo dormir vai ser o custo para fazê-lo voltar a dormir". Portanto, os pais não devem acostumar a criança a só pegar no sono diante de certas circunstâncias, como, por exemplo, sendo embalado ou ouvindo certa música.



A enfermeira de UTI Neonatal, Daniela Cano chama atenção para algo muito importante, ao colocar a criança no berço, é necessário deitá-la de lado, caso ocorra algum refluxo, há menor risco de aspiração do líquido e menos chance de morte por sufocamento, e ela completa "depois da mamada o ideal é aguardar que o nenê arrote, pra depois colocá-lo [para dormir], sempre de ladinho".

Agenda

Ter horários bem estabelecidos para dormir é fundamental, se a criança for para cama todos os dias na mesma hora, seu organismo aumenta a produção de melanina - hormônio que produz a sensação de sonolência - sempre no mesmo horário. Em casos de pais separados é muito importante que os dois estipulem as mesmas regras para a criança, os pequeninos são espertos e testam os limites impostos.

Seguindo esta rotina há melhorias comprovadas na qualidade de vida da família, porém, não é o fim do despertar noturno ou do choro de madrugada. É normal o bebê acordar no meio da noite e chorar, porém, o maior problema é ele não conseguir voltar a dormir sozinho.

Dica

Para estimular o sono, A Johnson&Johnson recomenda o uso de sua nova linha de produtos, Hora do Sono, com aroma elaborado especialmente para acalmar os pequenos. Já o Dr. Moisés indica, às crianças acima de 1 ano, chás sem açúcar de plantas sem cafeína, erva doce, camomila, hortelã, melissa, capim santo e folhas de maracujá, ao contrário do que muitos pensam, os frutos não têm poder calmante.

Horas de sono necessárias, em média**
Recém-Nascido

16 a 18 horas por dia.

2 a 6 meses
14 a 16 horas por dia (5 horas dessas, de sono diurno).

6 a 12 meses
12 a 14 horas por dia (3 horas dessas, de sono diurno).

1 a 6 anos
10 a 12 horas por noite.

Até 2 anos
2 soninhos diurnos de 1 hora cada.

Dos 2 aos 3 anos
1 soninho diurno de 1 hora.

Acima dos 3 anos
não há necessidade de sono diurno.

Acima de 6 anos
8 a 10 horas por noite.

Adolescentes
8 a 9 horas por noite.

Adultos
7 a 8 horas por noite. Um descanso de 30 minutos durante o dia é interessante.

Idosos
Só 6 a 7 horas por noite. Mas é importante um sono diurno de 1 hora e meia.

Fonte: Dr. Moisés



*A pesquisa referente aos hábitos dos brasileiros ainda não está finalizada, os dados são apenas preliminares. Já foram analisados 4 mil formulários, porém, a expectativa é fechar a pesquisa com 5 mil inscritos.

** Vale lembrar que há grande variação na quantidade de horas necessárias para a criança descansar, cada organismo tem seu próprio ritmo.


Fontes:

Daniela Fortim Cano
Enfermeira da UTI Neonatal do Neomater
Hospital Maternidade e Centro de Diagnósticos
Rua Winston Churchill, 151 - Rudge Ramos - São Paulo/SP
Telefone: (11) 4366.4000

Dra. Jodi Mindell
Diretora associada do Centro do Sono - Hospital das Crianças da Filadélfia
Professora de psicologia na Universidade Saint Joseph.
Johnson´s Baby - Hora do Sono

Dr. Yechiel Moisés Chencinski
Colunista do Guia da Semana
Pediatra e homeopata
www.doutormoises.com.br
Telefone: (11) 3285-2105

Atualizado em 6 Set 2011.