![]() |
Foto: Getty Image |
Ainda pouco digerido pela sociedade brasileira o ensino a distância realizado através da internet é hoje a escolha de diversos profissionais já formados para se especializar em alguma área. Muitas universidades já oferecem cursos livres, técnicos, de graduação e até pós-graduação online. A atividade é mais comum entre pessoas mais velhas, que geralmente já estão inseridas no mercado de trabalho e não têm tempo para estudar, mas de acordo com especialistas no assunto é bem capaz que as crianças de hoje, no futuro, escolham a profissão e cursem as disciplinas freqüentando apenas as salas de aula virtuais. Como inclusive, alguns adolescentes já estão começando a fazer.
Os últimos estudos realizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no Brasil em dezembro de 2007, indicam que a oferta de cursos superiores de educação a distância cresceu 571% entre 2003 e 2006. A diretora acadêmica e membro do conselho fiscal da ABED Rita Maria Lino explica que as salas de aula virtuais revêem no melhor dos sentidos, os conceitos da educação no país. Isso porque o curso online propõe uma nova maneira de educar e exige muita autonomia e independência do aluno. "Nossos estudantes vêm de um sistema muito autoritário e no e-learning são eles quem constroem seu próprio conhecimento. Esses jovens conquistam um amadurecimento que muitas vezes o ensino hoje não possibilita".
![]() |
Foto:Getty Images |
Como deve ser elaborado um curso online?
De acordo com Adriana Clementino, doutoranda em educação pela USP e responsável por planejamento de cursos online colaborativos, a elaboração de um curso online não é tão simples. Existem algumas etapas que devem ser cumpridas por uma equipe multidisciplinar (professor conteudista, designer instrucional, tutor, web designer, gestor do curso) para decidir, por exemplo, qual o tipo de curso que será desenvolvido (auto-instrucional, cooperativo, colaborativo, semipresencial, totalmente a distância, etc.), quais as principais mídias que serão utilizadas, qual é o perfil do público-alvo e mais uma lista enorme de outras coisas.
"Resumidamente, pode-se dizer que o processo de planejamento de um curso online é constituído de 5 etapas que fornecem um procedimento de projeto organizado. São elas: análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação."
Cursos como medicina, cabeleireiro, ou seja, os considerados mais práticos são indicados a distância?
Já existem quase todos os tipo de cursos no Brasil. Algumas pessoas ainda são totalmente contra, afinal não é tão entendível que médicos possam se formar pela internet. Mas também, cursos como esses não podem ser aprovados pelo MEC se forem completamente a distância. Isso é, deve-se também freqüentar aulas presenciais, aquelas em que a pessoa deve estar fisicamente na faculdade.
![]() |
Foto: Getty Image |
Vantagens - A modalide traz contribuições para a reflexão da educação tradicional porque torna o aluno mais autônomo e independente. - Uma virtude deste sistema é levar a educação para diferentes pontos do país. Afinal, o Brasil é um país de poucos pólos urbanos e educacionais. - O próprio aluno administra o seu tempo e pode estudar sem perder tempo com trânsito e por conta disso os gastos também diminuem. - Muitas pessoas até um tempo atrás viajavam de uma cidade para a outra todos os dias e com o e-learning só o faz conforme os dias que a faculdade exigir. |
Desvantagens - A formação de profissionais e equipes multidisciplinares para atender aos alunos ainda é considerada fraca no país. Está melhorando, mas deve-se começar urgentemente a formar educadores que se especializem nas áreas. - O contato afetivo tende a ser menos entre as pessoas. Afinal se antes os jovens decidiam fazer uma faculdade e no fim da aula irem tomar uma cerveja ou um suco e bater papo, agora os hábitos se diferem bastante. - A sociedade ainda não aceitou totalmente a idéia de que as pessoas hoje fazem cursos livres, de graduação, pós-graduação enfim, uma série de disciplinas pela internet. Por isso, alguns preconceitos ainda existem e algumas empresas não aceitam que seus profissionais sejam formados apenas pela internet. |
Conheça alguns cursos online e universidades disponíveis no Brasil
Veja depoimentos de alunos da educação a distância
Colaboraram:
? Sérgio Krambeck e Karina Campos da ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância.
? Rita Maria Lino- Diretora acadêmica e membro do Comitê Gestor do Núcleo de Educação à Distância do centro universitário Salesiano de São Paulo; assessora de aprendizagem do núcleo de educação à distância da Universidade Cruzeiro do Sul Unicsul; e membro do conselho fiscal da ABED.
? Adriana Clementino- Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela USP, responsável por Planejamento de cursos online colaborativos.
? Maria Rita Vital Cintra-formada pelo Curso Superior Seqüencial On-line Gestão e Planejamento em Marketing e Vendas na Anhembi Morumbi em 2006.
? César Pazzinato- Biólogo; Coordenador Pedagógico e especialista em Programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Drogas em Escolas.
? Associação E-learning Brasil.
Atualizado em 6 Set 2011.