Guia da Semana


Considerado um dos eventos folclóricos mais divertidos do ano, a Festa Junina é uma boa oportunidade para a criançada se aproximar das brincadeiras e comidas típicas do Brasil.

Espalhadas por todo o país, o evento caipira apresenta várias nuances de acordo com a região. As do nordeste são as mais conhecidas e sempre atraem turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Todos os olhos se viram para os deliciosos pratos típicos da região, o divertido casamento na quadrilha e o forró que toma conta da pista. No sudeste, ainda se mantém a tradição da comemoração em quermesses, clubes e escolas de bairro.

Selecionamos alguns deles para você se divertir com toda a sua família. Confira!

São Paulo

Clube Pinheiros
Até 27 de junho, o clube localizado na zona sul promove mais uma edição da tradicional festa junina. Apesar de ser fechada para associados, pode ser frequentada por convidados dos membros do local. Montado especialmente para os pequenos, na Fazendinha do Arraiá eles podem passear montados em um pônei. O espaço de brinquedos infláveis e a barraquinha de bola na lata também são outros destaques.
Quando: 24 a 27 de junho
Local: Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa
Mais informações: (11) 3598-9700

Santo André
A 2ª edição da festa conta com um parque de diversões feito especialmente para a diversão da criançada. Além disso, toda a família poderá se entreter nas barraquinhas típicas e com os shows de Luan Santana, KLB, Alexandre Pires, Jeito Moleque e Exaltasamba.
Quando: sexta a domingo, às 19h (Até 27/06)
Local: Rua Varsóvia, nº 565 - Sta Terezinha - Santo André
Mais informações: (11) 4433 - 0135

Shopping Center Norte - Arraial Nordestino
A Praça Central abriga um arraial com a cara do nordeste. Barracas com brincadeiras e quitutes típicos são algumas das atrações. Pendurados por toda a parte, os livros de cordel enfeitam o espaço.
Quando: Todos os dias, a partir das 12h.
Local: Travessa Casalbuono, nº 120 - Vila Guilherme
Mais informações: (11) 2224 - 5959

Unidades SESC
Ciranda do Norte - Itaquera



O clima caipira também toma conta do Sesc Itaquera com apresentações de música, teatro, dança e barracas de comida. A festa junina deste ano proporciona uma viagem cultural pela Região Norte do Brasil, para apresentar e divulgar aspectos históricos, sociais e a biodiversidade local.
Quando: 19, 20, 26, 27 de junho de 2010, das 15h às 21h
Local: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera
Mais informações: (11) 2523-9200

Arraial das Violas e Tambores - Sesc Interlagos
Neste ano, a unidade traz a mistura dos batuques da África com as violas do Brasil. Toda essa musicalidade é acompanhada também pelas apresentações de dança afro-brasileira, cortejos de maracatu e coco, samba de bumbo, oficinas de ritmos corporais. Na Ludoteca, apresentações de teatro infantil como a peça "Chico Causos com a Rebeca".
Quando: 19, 20, 26 e 27 de junho, a partir das 18 horas.
Local: Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial
Mais informações: (11) 5662-9500

Paróquia Nossa Senhora Candelária
Tradicional quermesse do bairro da Vila Maria, traz atrativos como comidas típicas, jogos, sorteio de prendas, doces caipiras além de um parquinho de diversões para a criançada se divertir.
Quando: Sábado e domingo. Até 27 de junho
Local: Praça N. Senhora da Candelária, 01 - Vila Maria
Mais informações: (11) 2954-3566

Rio de Janeiro

Fazendinha Estação Natureza



Localizada na zona oeste carioca, o espaço promove mais uma edição do evento junino. Estão inclusas atividades da programação normal, como o arvorismo e vivência rural, além de ações características da festa como a quadrilha, com direito a casamento na roça. Além disso, brincadeiras características de um autêntico arraiá - corrida de saco, cabo de guerra e dança da laranja - prometem fazer a criançada se divertir do começo ao fim.
Quando: 20 de junho
Local: Estrada dos Bandeirantes 26.645 - Vargem Grande
Mais informações: (21) 2428 - 3288 / 2428 - 3290

Feira São Cristóvão
Considerada a principal feira de tradições nordestinas do Rio de Janeiro, toda a família poderá brincar e se divertir de acordo com as tradições desta região. O programa é abrangente recheado de atividades, onde são resgatados o culto, as crenças, as danças e as músicas regionais. Além disso, simbologias como a fogueira, as quadrilhas, pamonha, canjica, pau-de-sebo e quebra pote prometem a animação de todos.
Quando: Sexta a domingo. Até 1 de agosto
Local: Campo de São Cristóvão S/Nº - Bairro de São Cristóvão
Mais informações: (21) 2580-5335

Tijuca Tênis Clube
Toda a família poderá se divertir com as ecléticas atrações musicais - forró, samba, sertanejo- além das barraquinhas de comidas nacionais e internacionais. Para a criançada, brincadeiras que não podem faltar como a pescaria, touro mecânico e pula-pula. Sócios entram de graça e convidados pagam R$15,00.
Quando: 16 e 17 de julho
Local: Rua Conde de Bonfim 451 - Tijuca
Mais informações: (21) 3294-9300

Fotos: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.