Guia da Semana

Foto: Getty Images

Esta e a minha primeira coluna para o site Guia da Semana. Uma vez por mês, estarei conversando com você sobre vários assuntos. Mas quero também ouvir a sua opinião ou ideia. E, para isso, você pode enviar críticas ou sugestões de temas para novas colunas.

Mas vamos ao que interessa: você deve ouvir muitas opiniões e sofrer com pressões de amigos e parentes como todos nós, quando está "ficando" com alguém. Quando estou falando "nós", estou me referindo aos seus pais e a todas as pessoas que vivem em sociedade. Não pense que era muito diferente de quando eu era adolescente. Também existia um "ficar", só que era um pouco diferente. Mesmo assim, já sofri a pressão de amigos para saber o que se passava entre meu namoradinho e eu.

A liberdade hoje é maior e, com isso, podem ter consequências graves, como uma gravidez indesejada, por exemplo. Porém, os sentimentos não mudaram. Outro dia, eu estava tomando café e ouvi uma conversa entre três garotos que deveriam ter entre 17 e 19 anos. Um deles namorava uma menina há uns dois ou três meses. Os outros dois começaram a tentar convencê-lo de que estava há tempos o bastante com a menina e que já estava na hora de passar dos beijos e que, caso não conseguisse isso, era para terminar. O namorado disse que não queria terminar e que daria mais tempo para ver como ficaria.

O que você faria no lugar desse garoto? Isso acontece tanto entre meninas e meninos. Todos sofrem pressões e têm que decidir se cederá ou não a pressão. E vamos continuar a ouvir esse tipo de comentário pelo resto da vida. Infelizmente, algumas pessoas, com quem convivemos, são inconvenientes. Então, precisamos aprender a lidar com essas pessoas.

Muitas vezes, a pressão ocorre pelo simples fato de não estarem bem com a própria vida e, na maioria das vezes, depois de cinco minutos, já esqueceram o que comentaram. Os amigos ou amigas também não tinham sobre o que falar e resolveram dar algumas opiniões.

Lembre-se de que ninguém pode decidir por você e ninguém vive sua vida por você. As consequências das decisões são suas. Antes de querer ficar - ou não - pense o quanto essa pessoa é importante para você. Há uma frase em inglês que serve para garotas: You need to kiss a lot of frogs before finding a prince. Mas há uma também para os garotos: finding a princess. Ou seja, todos vão passar por vários relacionamentos antes de decidir pela pessoa que vai manter uma relação mais duradoura. E isso também pode acontecer tanto na adolescência quanto na vida adulta. Além disso, com o passar dos anos, cada um toma um rumo na vida e pode se encontrar algumas vezes.

Aqui vão algumas dicas para facilitar a sua vida. Como primeiro passo decida o que você quer. Depois:

- Finja que não ouviu os comentários;

-Seja firme ao dizer que a sua decisão está tomada;

- Não comente muito sobre a sua vida pessoal;

- Não estenda o assunto e mude de papo, assim a pessoa ficara sem graça em continuar a conversa;

- Se nada disso adiantar e como ultimo recurso evite esta pessoa;

- Aprenda a ter amigos que vão ajudar na hora que você precisar e vibrar com o seu sucesso.

Ate a próxima!

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: psicopedagoga.

Pecado gastronômico: adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: musicas do Glee.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.