Guia da Semana

Foto: Reprodução/Flavio Florido

Ketleyn Quadros tem apenas 20 anos, mas já entrou para a história do esporte brasileiro. Além de inaugurar o placar de medalhas para o Brasil em Pequim, a judoca foi a primeira brasileira a vencer uma prova individual feminina em Olimpíadas. Ketleyn conquistou o bronze no judô depois de vencer a australiana Maria Pekli.

Até então, os melhores desempenhos femininos do Brasil em Jogos Olímpicos pertenciam a Aída Santos, no salto em altura em 1964, e Natália Falavigna, no Taekwondo em 2004. Ambas terminaram as competições com o quarto lugar. Originalmente, Ketleyn teria de disputar a vaga com Danielle Zangrando para chegar às Olimpíadas. No entanto, Zangrando se machucou e, automaticamente, ela foi convocada para ir à Pequim.

Antes de descobrir a vocação para a modalidade, Ketleyn foi matriculada pela mãe nas aulas de natação. No entanto, a futura atleta faltava às aulas para assistir os treinos de judô. Sua mãe descobriu e perguntou o que Ketleyn gostaria de fazer e ela escolheu o esporte que, anos depois, se tornaria uma profissão. Em 2006, a judoca deixou Brasília, sua terra natal, para treinar no Minas Tênis, em Minas Gerais. E o resultado é esse que estamos vendo nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Atualizado em 6 Set 2011.