Guia da Semana

Foto: Getty Images


Depois de passar alguns meses no ambiente tranquilo e seguro na barriga da mãe, nada como voltar ao ambiente intra-uterino. Mas como isso pode acontecer? Colocar o bebê num banho morninho e aconchegante, imerso em um ofurô especialmente para eles, é a mais nova forma de relaxar os pequenos.

A técnica é simples: basta usar um balde especial - próprio para esse ritual - com água numa temperatura entre 35 e 37 graus (temperatura igual ao ambiente intra-uterino) na altura do ombro do bebê, num ambiente tranquilo, acolhedor e com iluminação baixa.
Além de relaxar o bebê, o tratamento oferece uma melhor qualidade de sono, diminui e minimiza cólicas, stress e irritações. Com o tempo o pequeno relaxa e curtirá o banho de forma instantânea.

A técnica permite que o bebê se movimente na posição fetal, recriando o ambiente materno. Seu formato proporciona segurança e remete ao espaço do útero e das paredes uterinas, já que com o avanço da gestação o ambiente intra-uterino foi ficando cada vez mais reduzido e as laterais do balde oferecem segurança, assim como as paredes do útero também eram os limites. A água aquecida complementa essa memória. Dessa forma, oferece-se mais segurança para o pequeno e também para os pais no apoio de mão, para não escorregar.

Coloque o bebê aos pouquinhos, deixe-o sentir o ambiente com os pezinhos e coloque-o lentamente em imersão até a altura dos ombros. Com uma das mãos você poderá segurá-lo pela nuca, enquanto a outra apóia no queixo. Se você enrolar o pequeno na fralda, terá um ponto de apoio melhor e oferecerá mais acolhimento. Quando a água começar a esfriar já é hora do banho terminar e não é raro ele tirar uma sonequinha no próprio balde! Por fim, os pais ainda poderão enrolar a criança numa fralda, como um charutinho, o que possibilita maior segurança na hora de pegá-lo.

Antes, atente-se apenas a algumas normas de segurança, tais como temperatura da água; a base em que o balde estará fixado; e as bordas, que não devem conter frisos para proteção do bebê. Ah, sim: nunca o deixe sozinho no balde.

Alguns pais já iniciam o banho de relaxamento logo após o nascimento, mas se o seu filho já cresceu um pouquinho, não deixe de experimentar. Separe a máquina fotográfica e curta esse momento de bem-estar e harmonia!


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em Shantala

Pecado gastronômico: Pães, todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa!.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.