Guia da Semana

Foto: Getty Images


Fazer parte do elenco de uma telenovela é o grande sonho de milhares de jovens que buscam diariamente uma forma de aparecer nas telinhas e se tornar um superstar. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não basta ter somente um rosto bonitinho para atuar na TV. Assim como em todas as profissões, o caminho ao estrelato é árduo e exige muito preparo.

Para Josemir Kowalick, coordenador pedagógico da Escola de Atores Wolf Maya, fazer um curso profissionalizante é o primeiro passo para quem quer ser ator. "Esse tipo de formação é o melhor caminho, pois a pessoa passa a ter registro profissional e, assim, pode exercer a profissão legalmente", explica. "Só talento não basta, é fundamental estudar muito", completa.

Segundo Kowalick, para estrelar uma novela, além de ser talentoso, o ator deve ter total domínio das técnicas de atuação. "Como em todas as profissões, a pessoa nasce com o dom, mas é a escola que vai mostrar o que você é capaz de fazer. O dom sem o conhecimento técnico não funciona. Não adianta ter um talento nato, mas não saber técnicas de televisão", afirma.

Para te ajudar nessa caminhada, o Guia da Semana selecionou algumas escolas de interpretação no Rio de Janeiro e em São Paulo que prometem formar grandes atores. Confira e brilhe!

São Paulo

Foto: Getty Images


Escola de Atores Wolf Maia

O nome da escola já diz muito para aqueles que sonham com o estrelato. Dirigida por um dos grandes diretores de novelas da Rede Globo, a Escola de Atores Wolf Maia já encaminhou diversos talentos às telinhas, como Paola Oliveira e Tânia Kalil. A instituição oferece cursos livres e profissionalizantes de interpretação para televisão, teatro e cinema. Há também diversos tipos de formações para quem deseja fazer parte dos grandes musicais, como sapateado, canto e jazz.

Escola de Atores Wolf Maia - Shopping Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, 3º piso, Cerqueira César - São Paulo
Tel: (11) 3472-2444

Globe SP

Apesar de ter um nome parecido ao da emissora de televisão, o Globe SP não tem nada a ver com a Globo. É um centro de formação do ator que oferece cursos profissionalizantes, livres, oficinas e workshops aos interessados em exercer a profissão na TV, no cinema ou nos palcos. Dirigida por Ulysses Cruz, a escola tem como objetivo lançar novos atores e atrizes ao mercado. Para os adolescentes, há o Globe Teen, voltado para preparar os jovens a enfrentar os desafios que virão.

Globe SP
Rua Capitão Prudente, 173, Pinheiros - São Paulo
Tel.: (11) 3097-9933

Escola Superior de Artes - Célia Helena

Fundada pela atriz Célia Helena em 1977, a instituição de artes foi uma das pioneiras no ensino de teatro para jovens. Atualmente, a Escola Superior de Artes Célia Helena é dirigida por Lígia Cortez, filha de Célia Helena e de Raul Cortez, e possui cursos livres e profissionalizantes de teatro, além de bacharelado em artes cênicas. Para auxiliar na caminhada rumo ao estrelato, há um espaço exclusivo para apresentações.

Escola Superior de Artes Célia Helena
Av. São Gabriel, 462, Itaim-Bibi - São Paulo
Tel. : (11) 3884-8294

Rio de Janeiro

Foto: Getty Images


CAL - Casa das Artes de Laranjeiras

Marcos Palmeira, Patrícia Pillar, Camila Morgado, João Miguel e Dira Paes são alguns dos nomes que passaram pela Casa das Artes de Laranjeiras, um dos centros de formação artística mais tradicionais do Rio de Janeiro. A CAL oferece cursos livres e profissionalizantes de atuação. Há ainda o Núcleo de Teatro e TV para Adolescentes e Crianças, que estimula o aluno a descobrir sua criatividade por meio de jogos e improvisações dramáticas.

Casa das Artes de Laranjeiras
R. Rumânia, 44, Laranjeiras - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2225-2384 / 2556-3063
Fax: (21) 2225-7292

O Tablado

Com 57 anos de história, o Tablado é uma referência em formação teatral. O espaço oferece aulas livres de improvisação para adolescentes a partir de 11 anos. Entre os diretores que deixaram sua marca no local há grandes nomes, como João Bethencourt, Ivan Albuquerque e Luiz Antonio Martinez Corrêa. Os cursos são considerados amadores, pois não fornecem registro profissional, porém já formaram grandes talentos, como Cláudia Abreu, Leonardo Brício, Malu Mader, Miguel Falabella, entre outros.

Teatro O Tablado
Av. Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2294-7847 / 2239-0229

Studio Escola de Atores

Situada no bairro de Laranjeiras desde 1995, a escola foi a primeira a criar um curso técnico profissionalizante em interpretação para TV e cinema, já que esses veículos exigem do ator o domínio de uma linguagem diferenciada. Para ajudar aqueles que buscam um lugar ao sol, o Studio oferece serviços como produção de casting, consultoria artística, vídeo book e coach (treinamentos personalizados de interpretação).

Studio Escola de Atores
R. Alice, 256, Laranjeiras - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2205-3689

Atualizado em 6 Set 2011.