Guia da Semana

Foto: Getty Images

No Ocidente, o zodíaco mais usado é o ocidental, mas também existe o chinês e védica

Muita gente só consegue começar realizar suas tarefas do dia após conferir, em seu horóscopo, o que os astros reservam para as próximas 24 horas. Mesmo aqueles que dizem não acreditar nessa coisa de signos não perdem a chance de dar uma espiada na seção de horóscopo do jornal ou da revista para saber o que pode acontecer com a vida amorosa, amigos, família, estudos ou trabalho.

Mas, às vezes, aparecem uns termos tão específicos que acabam criando mais confusão do que solucionando os problemas. Ler que a Lua está passando pelo seu setor de recolhimento, enquanto o Sol ocupa o setor 5, por exemplo, é a mesma coisa que falar grego para muita gente.

Para acabar com essas incógnitas, o Guia da Semana entrevistou dois astrólogos renomados que esclareceram tudo para você entender o que seu horóscopo quer lhe revelar.

Para esclarecer melhor as terminologias e dar dicas de como descobrir alguns elementos do seu zodíaco, dividiremos as orientações em duas partes. Nesta reportagem, você vai descobrir o que é um zodíaco, como desvendar seu signo solar e até seu ascendente. Confira!


Na representação do zodíaco, aparece todos os signos com seus respectivos elementos

Zodíaco

"É uma espécie de faixa circular de 360 graus, existente no céu, e que inclui as órbitas da Lua e dos planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Assim, as divisões do zodíaco representam as constelações na astronomia e os signos na astrologia", explica o esotérico Daniel Atalla.

Há três tipos diferentes de astrologia - ocidental, chinesa e védica - e, assim, interpretações diferentes para cada zodíaco. "O zodíaco mais utilizado por nós é o ocidental, por estarmos em um país do Ocidente, que carrega uma identidade cultural típica", informa Daniel.

O astrólogo João Bidú revela que o zodíaco solar é mais fácil de entender e isso favorece a identificação com as pessoas. Ele acrescenta que o significado da palavra zodíaco é 'roda dos animais', denominação que tem a ver com a representação simbólica dos signos, associados a animais.

Cada signo do zodíaco possui suas características particulares e diferenciadas, além de ter um dos quatro elementos - água, ar, terra e fogo - e um planeta regendo suas forças astrais. João Bidú comenta sobre todos, no quadro abaixo.
Áries: é o primeiro signo, pertence ao elemento fogo, é regido pelo planeta Marte, que é o astro da paixão. Dinamismo, coragem e iniciativa são as principais características. Por ser o primeiro, adora começar as coisas, tem um jeito bem impetuoso e não pensa duas vezes para tomar decisões.

Fotos: Getty Images
Áries: é o primeiro signo, pertence ao elemento fogo, é regido pelo planeta Marte, que é o astro da paixão. Dinamismo, coragem e iniciativa são as principais características. Por ser o primeiro, adora começar as coisas, tem um jeito bem impetuoso e não pensa duas vezes para tomar decisões.

Touro: o seu elemento é terra, por isso, é mais pé no chão. Governado pelo planeta Vênus - o astro do amor - adora viver bem, com conforto e dá valor para tudo que é belo. Tem uma natureza mais tranquila e esbanja charme, porém é bastante ciumento.


Gêmeos: pertence ao elemento ar e é regido por Mercúrio. Signo versátil, curioso e sociável, faz amizades num instante, pois é o mais comunicativo do zodíaco. Tem um jeito simpático, jovial, inquieto e espirituoso.



Câncer: o quarto signo é do elemento água e governado pela Lua, astro das emoções. Tem uma ligação muito forte com a família, o lar e dá muita importância ao passado. Para este signo, recordar é viver. É muito sensível e romântico. Não economiza carinho com as pessoas que estima.


Leão: pertence ao elemento fogo e é regido pelo Sol, que intensifica o magnetismo deste signo. Possui uma personalidade extrovertida, é alegre e gosta de estar no centro das atenções. Costuma ser generoso, leal, amar a vida, mas ser bem orgulhoso.



Virgem: é regido pelo elemento terra e pelo planeta Mercúrio. Metódico, ordeiro e disciplinado, tem um jeito exigente e crítico, assim sempre procura fazer as coisas com todo capricho. Procura a perfeição. É discreto, humilde e não gosta muito de aparecer.


Libra: é o sétimo signo, tem o planeta Vênus como regente e é do elemento ar. Gentil, charmoso e sociável, preza o amor, as amizades e não curte solidão. Adora agradar as pessoas e é considerado o diplomata do zodíaco por sua natureza ponderada e conciliadora.


Escorpião: pertence ao elemento água e é regido por Plutão. É considerado o mais misterioso do zodíaco por sua natureza reservada. Possui uma forte percepção, esbanja sensualidade e tem um jeito dominador. Não teme desafios e gosta de investigar tudo que desperta seu interesse.


Sagitário: é regido pelo elemento fogo e seu planeta é Júpiter, que é considerado o astro da prosperidade e da expansão. Confiante e otimista, este signo sempre procura enxergar o lado bom de tudo. Curte aventuras, viagens, mudanças, horizontes novos e tem um forte espírito de liberdade.

Capricórnio: é do elemento terra e tem como astro regente o planeta Saturno. É responsável, perseverante e também muito prudente. Não gosta de correr riscos ou se envolver em algo que possa ameaçar sua estabilidade emocional, profissional ou material.


Aquário: este signo pertence ao elemento ar e é governado pelo planeta Urano, o mais revolucionário dos astros. Tem um jeito imprevisível, é cabeça aberta e está sempre à frente do seu tempo. Gosta de coisas modernas, é idealista, ama os amigos, mas não tolera preconceitos.


Peixes: é o último signo e pertence ao elemento água. Governado por Netuno, tem uma personalidade dócil, esbanja imaginação e demonstra muita ternura. Intuitivo, percebe as coisas no ar. Também é romântico, sonhador, sensível e gosta de ajudar as pessoas. Porém, nem sempre quer encarar a realidade.

Signo Solar

"O signo solar que o Sol se encontrava em um determinado signo na data do nascimento da pessoa", esclarece Atalla. O signo solar vai contribuir para formação da personalidade, porém, aliado a um conjunto de fatores, inclusive às características de cada signo.

Já as casas solares - ou casas astrológicas - se dão pela divisão das 24 horas do dia em 12 partes, cada uma ligada a um dos 12 signos do zodíaco, segundo Daniel Atalla. Porém, como há variações de horários constantes entre o nascer e o por do sol, a divisão não é feita em partes iguais.

João Bidú acrescenta que cada signo tem relação com uma determinada casa astral, já que o Sol passa por todos os signos ao longo do ano, e as casas acabam sendo associadas aos setores da vida. Ele ainda explica que é simples descobrir o posicionamento do Sol em uma casa solar, conferindo o período de regência do Sol nos signos para saber onde ele está passando em determinada época do ano (confira no quadro abaixo).

Quando o astro-rei percorre determinados signo e casa astral, ele evidencia as características deste signo e os assuntos desta casa. "Sendo eu de Escorpião, em que casa astral está o Sol no dia 29 de março, por exemplo? É só contar a partir de Escorpião, sabendo que nesse dia, o Sol está em Áries. Vamos lá! Escorpião, casa 1; Sagitário, casa 2; Capricórnio, casa 3; Aquário, casa 4... até chegar a Áries, que representa a 6ª casa astral de Escorpião", exemplifica Bidú.

Signo Solar/ Casa Astral
Período
Áries - Casa 1 21 de março a 20 de abril
Touro - Casa 2
21 de abril a 20 de maio
Gêmeos - Casa 3 21 de maio a 20 de junho
Câncer - Casa 4 21 de junho a 21 de julho
Leão - Casa 5
22 de julho a 22 de agosto
Virgem - Casa 6 23 de agosto a 22 de setembro
Libra - Casa 7 23 de setembro a 22 de outubro
Escorpião - Casa 8 23 de outubro a 21 de novembro
Sagitário - Casa 9
22 de novembro a 21 de dezembro
Capricórnio - Casa 10 22 de dezembro a 20 de janeiro
Aquário - Casa 11 21 de janeiro a 19 de fevereiro
Peixes - Casa 12
20 de fevereiro a 20 de março

Ascendente

É comum as pessoas perguntarem o signo e, na sequencia, o seu ascendente. Mas muita gente não sabe como faz para descobri-lo e, às vezes, nem mesmo o que significa o termo. Para começo de conversa, ascendente é o signo que está no horizonte no exato momento do nascimento da pessoa, de acordo com Daniel Atalla.

"O ascendente implica na forma como o mundo exterior nos vê e na maneira como nos apresentamos, muitas vezes, até para esconder o nosso verdadeiro eu. O ascendente reflete não só a personalidade que os outros acham que você possui, mas também quem você gostaria de ser, além das habilidades e dos talentos que você estará desenvolvendo por toda vida", elucida o esotérico.

Para descobrir qual o ascendente do seu signo, é preciso saber o horário exato e o local de nascimento. "No entanto, não é um cálculo viável para ser feito por leigos. É melhor buscar ferramentas na internet que realizam essa equação automaticamente", alerta Atalla.

Agora que você já sabe o que é ascendente, signos solares e zodíaco, veja na última parte do guia de astrologia os mistérios que existem em volta dos decanatos, planetas e dignidades. Não perca!



Atualizado em 11 Fev 2014.