Guia da Semana

Por Norma Leite Brandão



O preparo para o mundo profissional não tem mais fim: todos aceitam a idéia de que não há mais um tempo limitado para essa formação. Algumas famílias se programam financeiramente, ao longo de muitos anos, a fim de dar subsídios para que seus filhos possam realizar cursos de extensão, até mesmo no exterior.

O que surpreende não é essa nova concepção, mas a visão, por parte de alguns pais, de que o ingresso no mercado de trabalho dependa de uma formação mais ampla e acadêmica. Como se houvesse um tempo de preparo e outro para o início da atividade profissional e esses "dois mundos" não pudessem coexistir, não se completassem. Com isso, amplia-se o período de adolescência e estende-se a dependência.

Em princípio parece difícil imaginar as duas realidades, com tantas exigências. Os pais, ao tentarem vislumbrar possibilidades e enxergar caminhos com sua experiência de vida, buscam cumprir seu papel. No entanto, seria interessante que refletissem sobre algumas perguntas: tentam apoiar, discutir possibilidades, ouvir as inquietações ou encaminhar, a seu modo, os rumos de seus filhos?

Continue lendo sobre o assunto no Clicfilhos

Atualizado em 6 Set 2011.