Guia da Semana

Fotos da Matéria: Nathalia/APG

O armário com mais de 400 jogos da paulistana Ludus

A cada jogada do dado, uma surpresa. Em cada carta, uma nova regra a ser cumprida. Quem for mais rápido, mais inteligente ou tiver a melhor lábia até leva a taça. No entanto, o objetivo principal é passar horas se divertindo com os amigos em meio ao universo mágico dos jogos de tabuleiro.

A origem é controversa, mas tudo indica que Índia e China foram as primeiras nações a criar esse tipo de divertimento que junta peças, regras e objetivos. Do Pashini, tabuleiro indiano datado do século VII que simula uma corrida de cavalos, até Dixit, grande ganhador do prêmio Spiel des Jahres 2010, que prestigia os melhores lançamentos do ano, são mais de 60 mil tabuleiros registrados no mundo, segundo o site Board Game Geek, referência da área. E ainda estão fora dessa conta os inúmeros tabuleiros criados por designers e fãs disponibilizados para teste em sites da Internet.

O Guia da Semana foi até a Ludus, o primeiro bar-luderia do país localizado em São Paulo, para conhecer algumas das mais bacanas, divertidas e inteligentes opções. "Os jovens buscam sempre os jogos mais dinâmicos e conhecidos. Na segunda, terceira visita voltam seus interesses em explorar publicações estrangeiras que envolvam mais estratégia e raciocínio", explica Danilo Bonamin, 24 anos, gerente de jogos da casa.

Conheça a seleção dos dez mais irados jogos. Cada ficha técnica traz o número de participantes, o tempo estimado, objetivos e o grau de dificuldade (1 para os mais fáceis, 5 para os mais complexos). Os War games não constam da seleção por serem uma categoria à parte. Lance os dados e boa partida!

Dancing Eggs:
Origem: Alemanha
Tipo: Jogo de ação
Número de participantes: de 2 a 8 participantes
Duração: de 5 a 10 minutos
A partida: A cada rodada, jogam-se dois dados com diferentes comandos, como cacarejar ou dançar, que os participantes devem executar. Quem realizar primeiro a tarefa recebe um ovo para por em seu corpo. Ganha o jogo quem acumular mais ovos ao final dos turnos.
Grau de dificuldade: 1

Tabu:
Origem: Brasil
Tipo: Jogo de linguagens e equipes
Número de participantes: de 4 a 30 participantes
Duração: cerca de 10 minutos
A partida: Um membro de cada grupo deve conduzir aos demais a falar a palavra-chave (calda, por exemplo) sem usar cinco palavras correlatas determinadas pela ficha de instrução (chocolate, sorvete, cobertura, doce e sandae). Ganha a equipe que acertar mais e acumular mais pontos dentro do tempo definido pela ampulheta.
Grau de dificuldade: 2
Detalhes curiosos: Apesar de ter sido lançado pela Grow, sua licença original é da americana Hasbro, que não produz mais o jogo no país.

Jenga:
Origem: Estados Unidos
Tipo: Jogo de equilíbrio
Número de participantes: a partir de um participante
Duração: cerca de 10 minutos
A partida: Empilhar peças de madeira para formar uma torre e não deixar a construção cair.
Grau de dificuldade: 1
Detalhes curiosos: Popularizado no Brasil com o título Torremoto.


Bang:
Origem: Itália
Tipo: Jogo de cartas
Número de participantes: de 4 a 8 participantes
Duração: entre 20 de 40 minutos
A partida: Sete personagens do faroeste são sorteados entre os participantes. O único a ser revelado é o xerife, que tem como objetivo descobrir o renegado e os fora da lei. Esses devem matar o xerife; os assistentes do xerife têm de defendê-lo, enquanto o renegado deve matar todos os participantes. As demais cartas oferecem equipamentos como armas, barris e tiros para movimentar ainda mais o jogo.
Grau de dificuldade: 4
Detalhes curiosos: Há um grande número de variações, como Máfia, Cidade Dorme, entre outros, além da antiga brincadeira de piscar assassino e detetive.

Zapp Zerapp:
Origem: Alemanha
Tipo: Jogo de percurso
Número de participantes: de 2 a 4 participantes
Duração: entre 20 de 40 minutos
A partida: Uma das mais divertidas variações do clássico Ludo, só que com três peças em vez de quatro. Além de jogar dois dados, o participante deve pegar um dos 13 chocalhos e adivinhar o número de contas pelo som. Quem acertar anda a quantidade de casas correspondente. Ganha o jogo quem primeiro cruzar a linha de chegada com todas as peças.
Grau de dificuldade: 2
Detalhes curiosos: Ludo é o nome europeu do jogo indiano Pashini, inspirado nas corridas de cavalos, datado do século VII.

Puerto Rico:
Origem: Alemanha
Tipo: Jogo de estratégia
Número de participantes: de 2 a 5 participantes
Duração: cerca de 90 minutos
A partida: Os participantes são donos de ilhas que contratam trabalhadores para a exploração econômica do território em plantações, construções e comércio. Cada partida possibilita infinitas estratégias. Ganha quem conseguir acumular mais pontos.
Grau de dificuldade: 5
Detalhes curiosos: Lançado em 1970, é considerado o primeiro jogo de tabuleiro moderno. Sua mecânica é elegante e não há praticamente nenhuma influência da sorte no resultado.

Pandemic:
Origem: Alemanha
Tipo: Jogo colaborativo
Número de participantes: de 2 a 4 participantes
Duração: cerca de 90 minutos
A partida: Os participantes são médicos que conjuntamente devem exterminar quatro tipos de doença por meio de caminhos traçados no tabuleiro.
Grau de dificuldade: 3
Detalhes curiosos: Jogos colaborativos e de temática científica/sustentável são uma tendência no mundo dos jogos de tabuleiros. Antes de serem lançados, são submetidos a vários play tests.

O Nome da Rosa:
Origem: Estados Unidos
Tipo: Jogo de dedução
Número de participantes: de 3 a 6 participantes
Duração: cerca de 75 minutos
A partida: Inspirado no livro e filme de mesmo nome, os participantes são monges que precisam manter suas identidades preservadas dos demais jogadores. Ganha quem descobrir mais pistas sobre os demais e, ao mesmo tempo, preservar sua identidade.
Grau de dificuldade: 4

Dixit:
Origem: França
Tipo: Jogo de linguagem
Número de participantes: de 2 a 6 participantes
Duração: entre 40 de 60 minutos
A partida: A partir de imagens oníricas apresentadas em grandes cartões, os participantes devem formar frases e embaralhar as cartas. Ganha quem mais descobrir as imagens dos adversários e ter as suas menos descobertas.
Grau de dificuldade : 2
Detalhes curiosos: Foi o jogo ganhador do prêmio Spiel des Jahres 2010,concedido na Feira Internacional de jogos de Essen, Alemanha, no ano passado. Faz parte também da categoria party games, de curta duração e que estimula a interação dos participantes.

Jogo da Fronteira:
Origem: Grécia
Tipo: Jogo de estratégia
Número de participantes: de 2 a 6 participantes
Duração: entre 40 de 60 minutos
A partida: Os participantes são turistas que precisam traficar sombreiros e tequilas na fronteira México - Estados Unidos. Ganha quem ludibriar melhor o personagem xerife e acumular pontos a cada contrabando.
Grau de dificuldade: 3
Detalhes curiosos: Desenhado e desenvolvido por brasileiros, teve seu registro negado no país. Essa edição é uma publicação grega que adaptou o cenário de Foz de Iguaçu para os limites da América do Norte.

Quer saber onde encontrar esses e outros jogos para se divertir com os amigos?

Clique e veja o roteiro de bares com jogos de tabuleiros e dardos

Atualizado em 10 Abr 2012.