Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu

Entre os assuntos mais comentados nos últimos anos, aparece sempre a frase "precisamos salvar o planeta!". Ok, ok, precisamos mesmo, afinal, foi o ser humano quem provocou toda essa destruição. Mas tenha certeza de que a frase engloba também um assunto muito importante: a vida dos animais, principalmente aqueles que podem ser domesticados.

O mais importante é lembrarmos que somos o futuro do país. A frase pode parecer clichê, mas é a verdade. Temos o poder de conscientizar as pessoas de que os animais precisam de ajuda. E quando digo os animais, estou falando dos cães e gatos abandonados nas ruas e parques, ou que nascem aos montes porque não foram castrados.

As ONGs estão aí para ajudar, mas sem voluntários e colaboradores elas não funcionam. Não é apenas questão de grana, mas de ajuda humana. Estar presente de corpo e alma em algumas tarefas que essas organizações realizam. Se cada um de nós conseguisse uma hora por dia para se dedicar aos animais, poderíamos mudar a situação atual do Brasil.


E tem mais! Independentemente das ONGs, cada um pode fazer a sua parte. Eu mesma, além dos meus bichos aqui de casa, alimento e monitoro diariamente uma gataria de 18 membros famintos que moram numa casa abandonada. Aos poucos, a ideia é tirá-los de lá e castrar os gatinhos, para que a população pare de aumentar, evitando o surgimento de novos "órfãos".


Talvez não seja possível conseguir um lar para cada vira-lata que encontramos na rua. Mas se você gosta de animais e sua casa (ou apartamento) comporta um bichinho de estimação, procure adotar um animal carente. Claro que os cães e gatos de raça, que são vendidos por preços altíssimos, também precisam de um lar. Mas tenha certeza de que aquele cãozinho magro e triste irá surpreender as expectativas e trazer muita felicidade para sua vida.


Tem uma veterinária super querida de uma ONG, a Cíntia Tonelli, que ensina: "se você for adotar um cão, adote o mais feinho, pois este terá, com certeza, muito mais dificuldade de encontrar um lar. Aprenda a amá-lo pela lambida, pelo agito do rabo e não pela beleza". Assim funciona com os gatos também: quanto mais "ronronrom´ ele fizer, mais carinhoso será. E o ronronar de um gato depende apenas da quantidade de carinho e confiança que ele tem por você.


Adotar é tudo de bom! Mas alimentar, levar para castrar, dar atenção e carinho para um animal que mora na rua, já é um excelente começo. Afinal, eles não sabem pedir, mas dependem de nós!

Quem é a colunista: Tatiana Carboni

O que faz: Jornalista, apaixonada por animais.

Pecado gastronômico: Massas, Mc Donald´s e Io-Iô Cream (nossa, que gorda!)

Melhor lugar do Mundo: Minha cama, seja onde ela estiver, com meus dois gatos - Elga Maria e Bred Pit Augusto e Hippie Cappuccino. Confesso que gostaria que minha cama estivesse em algum lugar entre Recife, Fortaleza e Salvador.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.