Guia da Semana

Ela gesticula bastante enquanto fala, é inquieta, e nem sempre completa uma frase inteira. Ele tem o sorriso fácil, sorriso esse inclusive que deixaria qualquer garota sem fala. Kristen Stewart, 19 anos, é bem diferente de Bella, personagem que vive nos cinemas a trilogia literária de Stephenie Meyer. O espaço que separa a atriz de sua personagem começa pelo visual: no dia ela aparece com estilo mais roqueiro, usando um vestido preto justo, salto alto, anéis e pulseiras, diferente de Bella, que marcou um estilo em cima de muito jeans, moletons e xadrez. Taylor Lautner, 17 anos, exibe os músculos de Jacob, e parece ter o mesmo jeito meigo e amigo do lobo. Lautner faz muitas brincadeiras e elogios a Kristen, e sim, quando não está na pele do enorme lobisomem, ele é um gato! Vestindo jeans, camiseta branca e uma jaqueta - sua peça preferida - ele estava mais coberto do que vai aparecer nas telas do cinema.

Os dois atores que estiveram no Brasil para divulgar o filme Lua Nova, ficaram 30 horas no país e causaram um tremendo frenesi. Fãs enlouquecidos esperavam na manhã de sábado (31/10) a chegada dos dois no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Após desembarcarem, ficaram - sem sucesso - por uma hora em uma sala esperando a multidão se dissipar. Escoltados por seguranças, foram levados até o carro em meio a gritos, lágrimas e flashes, muitos flashes.

No domingo (1°/11) participaram de uma coletiva de imprensa, onde falaram das gravações do próximo filme, que será lançado mundialmente em 20 de novembro. Contaram curiosidades dos bastidores e esbanjaram simpatia. O Guia da Semana esteve lá, e conta para você tudo o que os astros do mundo dos vampiros e lobisomens falaram.

"Eu parecia uma lua perdida - meu planeta destruído em algum cenário de cinema-catástrofe - que continuava, apesar de tudo, numa órbita muito estreita pelo espaço vazio que ficou, ignorando as leis da gravidade". - Bella em trecho do livro Lua Nova

Rápida visita

Qualquer sombra em uma das várias janelas do hotel Grand Hyatt, em São Paulo, fazia com que as centenas de fãs, que se amontoavam em frente ao prédio embaixo de um sol escaldante, soltassem gritos histéricos. A maioria eram meninas, loucas por uma foto com o lobisomem. Incansavelmente elas berravam por ele, pedindo pelo menos um aceno.

Nem tão alheio a isso, Taylor Lautner tirava fotos e respondia perguntas em uma sala do hotel, junto com Kristen. Eles sabiam que uma multidão se aglomerava lá na frente, e estavam gratos por isso. "Nossos fãs são muito apaixonados em todos os lugares. Acho que alguns ficaram a noite inteira aqui na frente do hotel. É incrível", disse Taylor. "Eles estão sendo muito legais e amáveis conosco", emendou Kristen.

Por onde eles passam é isso que eles encontram. O sucesso da saga Crepúsculo só vem aumentando. No filme, Kristen e Taylor são os personagens centrais. Robert Pattinson, 23 anos, interprete do vampiro Edward Cullen, aparece menos dessa vez. Em Lua Nova, Edward abandona Bella, que atormentada com a partida de seu amor, reencontra momentos de alegria no convívio com Jacob, que se torna seu melhor amigo. "Jacob é perfeito para Bella, ela é mais ela quando está com ele, mais livre, mais solta e alegre. Mas infelizmente as meninas nem sempre escolhem o que é melhor para elas. Com Edward é uma questão de alma gêmea", declara Kristen.

Foto: Divulgação


"Mas eu precisava de Jacob, precisava dele como de uma droga. Eu o usava como muleta por muito tempo e fora mais fundo do que pretendia ir com qualquer outro. Agora não conseguia suportar que ficasse magoado, e ao mesmo tempo não podia impedir que se magoasse". - Pensamento de Bella no livro Lua Nova

A amizade entre os dois parece ter ultrapassado as telas, assim como o romance de Kristen e Robert. Tidos como um casal, apenas recentemente eles assumiram o romance, revelando inclusive que moram juntos em um apartamento em Vancouver, no Canadá. Durante a coletiva, Kristen e Taylor mostram aquela sintonia de amigos. Um completa a frase do outro, fazem brincadeiras, riem das mesmas coisas, tecem elogios um ao outro. "Na cabeça de todos nós, sabíamos que Taylor era perfeito para o papel de Jacob. Estávamos todos torcendo por ele. Ele era muito jovem na época, mas sabíamos que ele faria bem o papel", relata Kristen sobre a possibilidade de Jacob ter um outro interprete.

Com a troca de diretores (Crepúsculo foi dirigido por Catherine Hardwicke, e Lua Nova por Chris Weitz), houve a possibilidade do papel ser de outro ator, mas Lautner suou a camisa para conseguir ficar. Assim que as gravações de Crepúsculo terminaram, sem mesmo saber se faria Jacob novamente, Taylor começou a treinar incansavelmente para conseguir os músculos requisitados pelo lobo na continuação da saga. "Eu comecei a me exercitar assim que terminei de gravar, houve muito trabalho e levou um certo tempo. Passei muitas horas na academia, comi muita carne, tomei muitos shakes de proteínas, e parece que funcionou bastante", diz divertindo-se.

Foto: Divulgação


Para eles, que também se encantaram com o enredo, a série de livros e filmes é muito mais do que um conto de vampiros e lobisomens. "É uma história de amor ideológica, que está em nosso alcance. O fato de ser sobre vampiros e lobos faz com que as pessoas enxerguem as coisas de uma forma mais radical", fala Kristen.

"Antes de você, Bella, minha vida era como uma noite sem lua. Muito escura, mas haviam estrelas - pontos de luz e razão...E aí você apareceu no meu céu como um meteoro". De Edward para Bella, no livro Lua Nova

Foto: Divulgação


Cenas preferidas

Para quem acompanha a saga literária desde o inicio, frases e momentos preferidos são o que não faltam. Os atores, que trazem para as telas o que antes ficava só na imaginação, escolheram as cenas que mais gostaram no filme. "Os efeitos especiais são incríveis. A hora que pulo no ar e corro em direção a Bella, estou ligado em fios, é bárbaro", conta Taylor que não via a hora de ver como seria a transformação dos lobos. Ele conta que mudou sua cena favorita várias vezes. "Depois que vi o filme pronto, eu gostei da hora da batalha e quando Bella vê Jacob pela primeira vez de cabelo cortado, é quando ela me vê com pouca roupa", fala aos risos. Já Kristen gosta dos takes em que empurra Edward da luz do sol, e quando Jacob pula da janela de seu quarto.

Foto: Divulgação


Hora de partir

Passada a maratona de entrevistas e fotos, Kristen e Taylor seguiram para o México, com a missão de continuar com a agenda de divulgação do filme. Passando somente dois dias na cidade de São Paulo, eles ficaram a maior parte do tempo no hotel e só saíram de lá para ir a uma churrascaria, a Fogo de Chão, na Zona Sul. "Eu adoro churrascaria brasileira, então no sábado à noite nós fomos para uma e eu amei!", disse Lautner.

Por volta das 20h40 de domingo, com fãs ainda em frente ao hotel que eles estavam hospedados, eles seguiram para o aeroporto. Pela primeira vez no Brasil, Taylor falou que a cidade tinha mais prédios do que ele esperava e Kristen ficou impressionada com o tamanho da capital paulista. "Pode parecer ignorância, mas aqui é muito maior do que eu esperava".


Curiosidades
Robert Pattinson é considerado o ator mais quente do momento, tanto que foi eleito o homem mais sexy pelas leitoras da revista britânica Glamour, e está entre os homens mais bem vestidos do tradicional rol da People.

Robert pretendia ser musico, mas acabou indo para o teatro. Seu primeiro filme foi Fogueira das Vaidades, mas suas cenas acabaram sendo cortadas da montagem final.

Kristen Stewart começou a atuar aos nove anos. Ao 12 fez sucesso como filha de Judie Foster em O Quarto do Pânico. Entre Crepúsculo e Lua Nova, fez o papel de uma jovem problemática no filme Welcome to the Rileys, com direito a cenas de nudez. Também interpretou a roqueira Joan Jett em The Runaways, onde teve que cortar os cabelos, o que a obrigou a usar peruca nas gravações de Lua Nova.

Taylor Lautner é um grande esportista, além de ótimo ator. Praticante de atividades físicas desde pequeno, encontrou no caratê a sua melhor performance. Tanta dedicação lhe rendeu troféus e até a indicação para representar os Estados Unidos na Associação Mundial de Caratê.

Confira outros filmes de vampiros que fizeram sucesso

Atualizado em 1 Dez 2011.