Guia da Semana

Foto:Getty Images


Estimular o hábito da leitura para que seu filho encare os livros como "grandes amigos", usando e abusando deles com muito prazer.

Esta é uma tarefa fácil e que, de quebra, poderá servir de elo de união entre todos os integrantes da família, proporcionando momentos agradáveis entre pais e filhos.

Os livros estão cada vez mais atrativos e divertidos, e aumentam a todo o instante as opções para as crianças "não leitoras", de até 5 anos.

Embora esse público com idades entre 0 e 5 anos ainda não domine as letrinhas, é neste momento que devemos iniciar o estímulo, pois é nesta faixa de idade que as crianças mostram-se mais curiosas e atraídas por assuntos ligados a fatasia e criatividade.

Comprar livros bonitos, coloridos e bem feitos e contar histórias para os filhos, com certeza estimulará o gosto pela leitura.

Mas os pais podem fazer mais:

? Em casa, os momentos de exploração de leitura devem ser em ambientes (físicos e emocionais) agradáveis e aconchegantes.

? Faça passeios a livrarias. Atualmente as grandes lojas deste tipo contam com um acervo grande e variado, espaços bastante atrativos e ainda possuem várias atividades lúdicas agendadas para os finais de semana, preparadas por especialistas, com o propósito de explorar o mundo da imaginação e o gosto pela leitura e cultura.

? Para as crianças de 0 a 2 anos, os livros devem ser de páginas grossas (cartonados), bem coloridos, com figuras definidas e claras. Há também os livros musicais ou interativos. Elas devem explorar os livros à vontade, como e quando quiserem. Os adultos devem explorar as figuras nomeando-as ou fazendo relações entre elas e outros objetos, aumentando assim, gradativamente, o vocabulário e a percepção visual da criança.

? Para as crianças a partir de 3 anos, que tal começar a relacionar os conteúdos dos livros à vida prática? Antes de ir ao zoológico, por exemplo, compre um livro que fale sobre o assunto e o explore, relacionando-o ao futuro passeio. Pode-se também usar histórias que se relacionam com fatos que estejam acontecendo com as crianças, como por exemplo, uma história que fale sobre o medo do escuro ou sobre a vida na escola. Assim, a criança começará a perceber que os livros são grande fonte de informação e conforme forem crescendo, criarão naturalmente o hábito de procurar por eles quando necessitarem saber sobre algum assunto.

? A partir dos 4 anos pode-se começar a explorar de forma mais variada as histórias já conhecidas. É uma maneira divertida de "reinventar" o que sempre foi igual, e de quebra ajudar a estimular a criatividade e o pensamento crítico. Pode-se propor, por exemplo, criar um final diferente para a história, ou mesmo criar e inserir novos personagens em seu contexto. E ainda, que tal fazer perguntas "malucas", do tipo: "E se a linda princesa ficasse careca, bem no dia do casamento com o príncipe?" Pode ter certeza que as respostas das crianças serão divertidas e criativas!

? Nos momentos de ler uma história, cuidado com o tom da voz, que não deve ser monótono e constante. A leitura, para ser atrativa, deve ser feita de forma interpretativa para atrair a atenção dos pequenos. Use e abuse de gesticulações, expressões faciais ou mesmo musiquinhas, mesmo que as mesmas não façam parte da história original. Vale tudo para tornar o momento bem gostoso!

? E para os que já estão começando a ler ou mesmo os que já dominam bem a leitura, é importante que os livros contenham temas do interesse da criança e que a quantidade do texto, bem como o grau de dificuldade do vocabulário, estejam de acordo com a idade. Um livro muito difícil de ser lido ou compreendido poderá ser desestimulante.

? E finalmente a dica mais importante: filhos de pais leitores, leitores também serão. Quanto mais exemplos a criança tiver, mais fácil será adquirir este gostoso hábito!

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk
O que faz: Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia
Pecado Gastronômico: chocolate
Melhor Lugar de São Paulo: o bairro em que moro (paraíso). É bonito e tem tudo por perto.
Para Falar com Cláudia: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.