Guia da Semana

Foto: Getty Images


A chegada de um bebê sempre traz uma mudança de rotina, que apesar da ansiedade, oferece experiências únicas aos pais. Entre os ritos de passagem mais tradicionais, está o primeiro banho. Apesar da insegurança, a verdade é que este momento pode ser encarado como uma oportunidade para unir ainda mais a família, mesmo com o estranhamento do recém-nascido frente à nova experiência.

De acordo com o pediatra Moisés Chencinski, autor do livro Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego, além da aproximação entre pais e bebê, o acontecimento tem um papel importante no desenvolvimento do sistema neurológico, já que atua em diversos sentidos sensoriais - visual, tátil, olfativo e auditivo. Além disso, é fundamental para determinar como será esse hábito nos anos seguintes, que deve ser relacionado como algo prazeroso do dia-a-dia.

Antes de cair na água

Antes de iniciar o ritual, alguns cuidados básicos são essenciais. O banho deve ser dado em um ambiente livre de correntes de ar, com portas e janelas fechadas. Além disso, é aconselhável lavar bem a banheira e desinfetá-la com álcool antes do uso.
Outro detalhe importante é separar previamente tudo o que será utilizado mais tarde. Tenha à mão o sabonete neutro, toalha macia, algodão, fralda descartável, e álcool 70%, para limpar o coto umbilical e as roupinhas.

Já a profundidade da banheira deve ser de cerca de 15 cm. A água deve ser morna, entre 36ºC e 37ºC. Para testar, o ideal é colocar o antebraço na água e conferir se está agradável. Detalhe importante: cheque a temperatura antes - nunca acrescente água fria ou quente enquanto a criança estiver lá dentro.

Na banheira

Foto: Getty Images


Com os preparativos prontos, é chegada a hora de envolver o bebê com a toalha e segurá-lo de maneira firme e delicada. Após esse passo, deve-se inclinar a cabeça dele sobre a banheira e lavar seu rosto com água morna e os cabelos com sabonete neutro. Para secar a cabeça, pressione-a levemente, sem esfregar a toalha no couro cabeludo.

Feito isso, retire as fraldas e limpe as genitais com água morna e algodão, de frente para trás, evitando levar resíduos de fezes para a uretra. Ao contrário do que muitos pais costumam fazer, o uso de lenços umedecidos não é indicado. Eles podem ser úteis se houver necessidade de trocar o bebê durante passeios, em uma idade mais avançada.

Chegou a hora

Ao segurar o bebê durante o banho, alguns pais podem ficar inseguros, já que ele parece ainda mais frágil nessa situação. Para facilitar, deixe a banheira em uma altura confortável, colocando o bebê na água firmemente com o braço na axila esquerda do bebê, de maneira que as costas e o pescoço dele se apóiem no seu antebraço. Embaixo, apóie o bumbum com a mão direita e lentamente o leve à água, até que ele se sinta confortável.

A seguir, com a espuma (jamais esfregue o sabonete diretamente na pele do bebê), lave o peito, os braços, a barriga, as pernas e a parte da frente dos genitais. Retire o sabão e vire o bebê com a mão direita, apoiando-o no braço esquerdo para lavar suas costas e o bumbum. O banho deve ser rápido, mas algumas regiões do corpo do recém-nascido precisam de atenção especial, como os genitais, as dobrinhas, as axilas, o pescoço, as orelhas, as mãos e os pés, que podem acumular sujeira, suor e felpo de roupas.

Cuidados com o umbiguinho

Foto: Getty Images


A limpeza do umbigo deve ser feita com cuidado especial durante o primeiro banho. Nessa hora, a maioria dos pais fica em dúvida sobre como deve ser feita a higiene do local, para que ele não machuque ou infeccione. Mas com jeitinho e delicadeza, a tarefa é bem mais simples do que parece.

A primeira coisa a ser feita é higienizar o local com água e sabão neutro e depois, ao secar o bebê, aplicar álcool com concentração de 70%, em movimentos circulares, para retirar toda a sujeirinha acumulada. Geralmente, depois de 15 dias, o coto umbilical é eliminado pelo corpo. É quando se deve ficar atento ao fechamento completo da região, que segundo os médicos, deve ficar arejada, sem gaze ou curativos.

Toque final

Quando retirar o seu filhote da água, coloque-o sobre a toalha aberta no trocador e seque-o de cima para baixo, sem esquecer das orelhas, dobrinhas e vãos entre os dedos das mãos e dos pés. A seguir, coloque a fralda, vista o bebê e penteie os cabelos com escovinha de cerdas macias. Se ele tiver muito cabelo, evite deitá-lo no berço com os fios muito molhados, pois a umidade favorece o desenvolvimento de micoses.

A mãe deve ficar atenta aos produtos de higiene utilizados no bebê. O sabonete deve ser neutro e para a hidratação da pele. Após o banho a mãe pode passar óleo de amêndoas doces para combater irritações. O uso de talcos, xampus ou colônias não é recomendável nos primeiros meses, pois os produtos podem desencadear alergias e a criança pode aspirar o pó para os pulmões, provocando problemas respiratórios.

Atualizado em 6 Set 2011.