Guia da Semana

Por Larissa Coldibeli

Carteira Mundial do Estudante STB

Vida de estudante não é fácil, sempre aquela dureza. Falta grana para a balada, para assistir aos lançamentos do cinema e até para comprar aquele livro que tanto precisa para a faculdade. É exatamente para diminuir os gastos que existem as carteirinhas de estudante. Com elas, você paga meia-entrada em shows, teatro, cinema, eventos esportivos e ainda tem descontos exclusivos em diversos estabelecimentos, desde lojas de roupas até restaurantes, baladas e livrarias.

A mais famosa e tradicional é a Carteira Mundial do Estudante STB. Criada em 1968, pela ISTC - International Student Travel Confederation -, é a única reconhecida internacionamente pela UNESCO. Por R$ 35,00, você ganha descontos em passagens de avião, trem, ônibus, barco, aluguel de carros, hotéis, motéis, albergues, museus, exposições, parques e muitos outros benefícios em 106 países.

Carteira do Estudante JP
Bem mais recente no mercado, mas investindo pesado em marketing para conquistar os jovens, é a Carteirinha do Estudante Jovem Pan UNE / UBES. Ela aposta em eventos grátis, como shows com artistas famosos, exclusivos para os portadores da carteirinha. Parcerias garantem descontos especiais em mais de 4.500 estabelecimentos no Brasil, por R$ 30.

Dentro ou fora do país, o objetivo das carteirinhas de estudantes é facilitar o acesso à cultura, promovendo a integração e o aprendizado. Para fazer a sua, basta estar matriculado num curso reconhecido pelo MEC: Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Superior, pós-graduação, incluindo especialização, mestrado e doutorado. Uma lei municipal garante o benefício também aos estudantes de cursos pré-vestibulares e técnicos na cidade de São Paulo. Alunos de cursos livres não reconhecidos pelo MEC, como informática, idiomas, artes, entre outros, não podem tirar a carteirinha.

Os documentos obrigatórios para adquirir sua carteirinha de estudante são: comprovante de escolaridade (que pode ser o boleto da mensalidade, matrícula ou uma declaração da instituição de ensino) RG e foto. Fazendo a sua agora, ela será válida até março de 2008. Mas atenção: apesar de todas as facilidades que oferecem, as carteiras de estudantes não são válidas para a compra de passe escolar.

Serviço:
www.carteiradoestudante.com.br
www.estudantejp.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.