Guia da Semana

Foto: Getty Images


Krishna expandiu seu rosto pelo mundo afora: cultuado há milênios na Índia, atravessou fronteiras para os dias de hoje, tornou-se popular nas camisetas e nos pôsteres que enfeitam a vida de muitos adolescentes. Sentir-se atraído pela sua figura não é novidade: como deus, ele representa justamente tudo o que é belo, atraente, galante e sorridente. Krishna é o lado sublime da criação: algo tão exuberante e perfeito que todos se sentem imediatamente inclinados ao amor. Tocando sua doce flauta e vagando pelos campos como um singelo pastor, poucos sabem da sua origem nobre: ninguém suspeita que ele foi levado da sua casa principesca para viver entre camponeses e ser protegido de uma vingança que o conduziria à morte ainda bebê.

Mas o que tem isso a ver com a adolescência? Um dos atributos de Krishna diz que ele é eternamente jovem. Sim: tanta beleza não poderia ser destruída pelo tempo. Na sua trajetória, as histórias mais fantásticas contam as travessuras de um jovem que começa a descobrir a vida, a se abrir para o mundo, a despertar para uma nova fase. O belo jovem seduz todas as pastoras e, em uma noite mística e mágica, aparece pessoalmente para cada uma delas ao mesmo tempo; outro dia, enquanto as jovens tomam banho no rio, Krishna esconde suas roupas e fica espiando para vê-las saírem nuas. Essa imagem de deus imprime em nossos corações um doce vislumbre de um paraíso sem preocupações, sem culpas, sem sofrimentos. O deus eternamente jovem dança, canta, toca sua flauta e ama como se fossem as únicas coisas da vida: seu segredo? Ele é eternamente jovem.

Poderiam os jovens de hoje passar para a vida adulta sem perder seu frescor? Ou devemos mudar a pergunta: estariam os jovens sendo ensinados a fazer isso, a se preocupar com isso, a se ocupar disso? A maravilhosa fase da juventude - quando as janelas da alma se abrem para o "eu sou", "eu posso", "eu decido" - não deveria jamais cair vítima das dúvidas, das incertezas, dos conflitos e das crises que tanto afligem a sociedade nos dias de hoje. A eterna juventude é possível: tornamo-nos divinos quando temos a sabedoria de manter os olhos abertos para a vida como uma eterna descoberta. Hare Krishna!


Leia as colunas anteriores de Ana Rita Simonka

Ritual da positividade para 2011

Vivenciar o próprio corpo

Desintoxicação pós-reveillon

Quem é a colunista: Musicista new age, dançarina espiritual, yoguini e pesquisadora de arte oriental.

O que faz: Produz CDs autorais de fusão de MPB com música indiana e árabe, realiza performances de dança do ventre como meditação, e dirige seu estúdio na Vila Madalena com cursos regulares nas áreas de Mantras, Chakras e Dança do Ventre. .

Pecado Gastronômico: Cerveja belga e champagne sofisticada.

Melhor lugar do mundo: Deserto do Novo México e Golden Temple, no Punjab.

O
que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Eu mesma, sempre!

Fale com ela: [email protected], veja seu site e seu blog.


Atualizado em 11 Fev 2014.