Guia da Semana

Foto: Getty Images

Outubro é o mês das crianças e todos correm às lojas para providenciar o presente que seu filho espera há algum tempo. Felicidade para o pequeno e também para o lojista, que muito ganha nesta data tão comercial.

Sem dúvida alguma, o presente é muito válido, afinal, qual criança não gosta de ganhar brinquedo?

Mas faço questão de repetir algo que está escrito em todas as teorias e guias de orientação para a relação entre pais e filhos, algo que todos já sabem, mas que frequentemente esquecem, consumidos pelos muitos compromissos de trabalho em um dia em que 24 horas é pouco, muito pouco...

Falo sobre a importância do convívio em atividades que proporcionam o carinho, a conversa, a cumplicidade e o companheirismo. Momentos que devem acontecer além da referida data, que deveriam ter seu lugar garantido na rotina de todos. Sei o quanto essas simples atitudes podem ser difíceis na vida real de pais ocupados, porém, preocupados em dar o melhor. Mas não custa nada lembrar...

Criança precisa de rotina, mas, às vezes, simplesmente ignore-a e faça tudo diferente!
Faça um piquenique no parque, no quintal de sua casa ou na casa da avó. Se estiver chovendo, vale até fazer o piquenique em cima da cama! Esqueça a sujeira, pois ela a gente limpa, no entanto, a maravilhosa lembrança ficará para sempre.

Abra mão da sala arrumada, intocável e asséptica, e brinque de "cabaninha", afastando todos os móveis, mas aproximando-se de seu filho, fazendo a maior bagunça e organizando o carinho em seu coração.

Brinque de massinha na mesa da cozinha, modele bolos, cobrinhas, corações e casinhas, enquanto vai conversando e cantando com ele.

Faça com ele um bolo delicioso, ignorando a sujeira que ficará na cozinha, pois ela faz parte da diversão.

Improvise um "acampamento" dentro de casa, para todos dormirem juntos! Junte todos os colchões no chão para que isso seja possível. E faça muita bagunça e guerra de travesseiros!

Deixe seu filho "maquiar você". Depois tire uma foto para guardar de lembrança.

Brinque de fazer bolinhas de sabão.

Para quem mora em casa, que tal um delicioso banho de esguicho? Mas os adultos também devem se "molhar na farra", essa é que será a graça! Caso morem em apartamento, vale a casa da vovó, do titio ou da madrinha, afinal é um dia especial!

E não esqueça das crianças carentes, dê um jeito de ajudá-las de alguma forma, por meio de doações de brinquedos, roupas ou mesmo doando um pouco de seu tempo, comparecendo a alguma instituição para contar uma história para elas.

Criança gosta de brinquedo, é verdade. Mas e depois que ela cansar do objeto, o que ela fará? Provavelmente vai guardá-lo em alguma caixa ou armário qualquer.

Criança gosta de carinho, atenção e momentos felizes com seus pais e familiares, é verdade. E depois que anoitecer, ela dormir e esse tempo terminar? Bem, tudo pode começar de novo no dia seguinte. Ou, pelo menos, no próximo final de semana. E ela guardará esses ótimos momentos em seu coração para o resto de sua vida. E os repetirá com seus filhos. E os filhos de seus filhos também o farão. E essas lembranças permanecerão para sempre, em uma corrente de felicidade e carinho!

E se tiver dúvida sobre como criar momentos especiais para fazer seu filho feliz, lembre-se de sua infância, resgate a criança que ainda mora dentro de você, então, você saberá com certeza como agir.

Feliz Dia das Crianças!

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk.

O que faz: Pedagoga e coordenadora do colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Se é pecado, melhor não comer! Saborear o que eu gosto com prazer e sem culpa, é essencial.

Melhor lugar do Mundo: Minha casa, com meu marido e filhos e em qualquer lugar rodeada dos verdadeiros amigos.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.