Guia da Semana

Filhos, como é bom tê-los! Só quem é pai e mãe sabe como é bom ter um filho e só os pais sabem também o quanto se gasta com os pequenininhos, ainda mais com roupas e brinquedos, coisas que se perdem muito rápido.

Mas uma nova mania parece ter caído no gosto dos pais, as Feiras de Troca de Brinquedos, que é uma boa solução para quem quer economizar, renovar a coleção de brinquedos e ainda ensinar as crianças a praticarem o desapego.

Pra você ter ideia, em 2013 foram realizadas mais de cem feiras do tipo pelo Brasil e só em São Paulo, mais de dez às vésperas dos Dia das Crianças. Ou seja, os pais estão levando a história realmente a sério.

O legal é que além da troca rola uma interação entre as crianças, que aprendem a se relacionar entre si e também praticar a sua própria independência. Especialistas recomendam que mesmo que as crianças sejam responsáveis pelas negociações, é sempre importante a presença dos pais no momento da troca.

Mas uma outra novidade apareceu recentemente, o Quintal das Trocas, site que permite a troca de brinquedos via internet. O bacana é que tem a função bem parecida com a feira e ninguém precisa pagar pra anunciar, é só se cadastrar e pronto. Caso role a troca, os pais podem enviar o objeto pelo correio ou levar até um dos pontos de troca cadastrados no site.

Para saber quando vão acontecer as próximas feiras é só acessar a página do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos que agita as feiras pelo Brasil. mobilizacao.alana.org.br.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 25 Set 2014.