Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Nossa vida é feita de um dia atrás do outro, simples assim. Mas o ser humano não é assim tão simples, e para suportar melhor a vida, criou muitas subdivisões. Nós datamos a vida em fases, com inícios, meios e fins. Assim podemos pôr alguns pontos finais na vida, re-equilibrar as energias para novas fases, renovar sonhos, nossas esperanças... O maior exemplo disso é a divisão da vida em anos. Como se dia 31 de dezembro se encerrasse mesmo um período da vida e em 1 de janeiro se iniciasse outro.

A maioria de nós já está longe das salas de aula, mas mesmo assim, o mês de julho tem aquele clima de "férias escolares". Ou seja: representou um mês mais desacelerado (o trânsito de São Paulo que o diga!), uma pausa no meio do ano, um mês de renovar o fôlego para encararmos em agosto o início de mais uma fase, de mais um semestre.

Crianças em casa. Viagens de férias. O mês vai terminando e, principalmente para nós, pais, vem aquela sensação de recomeçar, de ´volta à rotina´. Nessa semana estamos em contagem regressiva!

Foto: Sxc.hu
Em junho a professora do meu filho menor fez uma atividade com os pais muito interessante na reunião de encerramento de semestre: pediu que começássemos a desenhar o nosso filho numa folha em branco. "Primeiro a cabeça". Mas para continuar o desenho veio a surpresa: "agora passem a folha para a pessoa ao lado". Deveríamos continuar o desenho que outra mãe começou. E assim íamos desenhando as partes do corpo e trocando as folhas. Ao final, ao completar o desenho, cada um havia desenhado uma pequena parte do meu filho. O que somos hoje é resultado da soma de todas as fases que passamos na vida. Nós não temos um fim em nós mesmos. Somos seres mutantes, em fase continua de evolução. E assim é com os nossos filhos também. Hoje, cada um deles, é também um pouquinho de cada um de nós: pais, avós, professores, amiguinhos. Isso é o mais bacana de tudo! Perceber no desenvolvimento dos filhotes um pouquinho de cada fase vivida, um pouquinho de cada experiência trocada.

Por isso vamos todos aproveitar mais esta nova fase que está chegando para abrir nossas cabeças, trocar muitas experiências, aprender novos caminhos. E assim, continuarmos a evoluir... Construindo o nosso ser! Feliz segundo semestre!


Quem é a colunista: Joana Gelpi Marcondes é jornalista e mãe da Nina e do Caio.
O que faz: Corro atrás, me desdobrando em duas, três, quatro se for necessário para conciliar vida pessoal, profissional e a divertida e gratificante tarefa de criar meus filhos!
Pecado gastronômico: Farofino do América!
Melhor lugar do Brasil: Aquele para curtir com a família.
Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.