Guia da Semana

Foto: Think Stock

Reunir as amigas em casa para conversar, ler e escutar música é sempre muito bom

Ao mesmo tempo em que férias é sinal de alegria e diversão, pode ser uma temporada de chatice e marasmo para quem não se programa. Nem sempre é necessário gastar muita grana para conseguir fazer algo divertido. É possível realizar ótimos programas em casa ou gastando pouco, como jogar vídeo game, praticar esportes, assistir a DVDs ou ainda ler um bom livro de um assunto que gosta.

Como as férias de julho estão aí, é melhor começar a pensar na programação e convocar os amigos para terem dias inesquecíveis. Para ajudar você nesta tarefa, o Guia da Semana selecionou algumas opções para você aproveitar os dias de folga. Confira!

Livros

Os 30 dias de folga - que é a média das férias de julho no Brasil - é tempo suficiente para ler pelo menos um livro. Você pode escolher um assunto que lhe agrade, temas que tem curiosidade em saber mais ou até aproveitar o tempo para adiantar as leituras obrigatórias do colégio ou pré-vestibular, se já estiver no último ano do ensino médio.

Se seus amigos tiverem o mesmo gosto que você, cada um pode comprar um livro e vocês vão trocando após o fim da leitura. Para as garotas que são fãs do estilo ficção e universo dos vampiros, a sugestão é o novo livro da famosa escritora Meg Cabot - que se consagrou entre as adolescentes com os best sellers Diário da Princesa e a série Mediadora - chamado Insaciável.

A obra fala sobre o dilema de uma famosa roteirista que precisa escrever sobre vampiros, mas não acredita na existência desses seres e, quando se dá conta, está mais envolvida neste universo do que imaginava.

Já os meninos ou as meninas que curtem histórias antigas que envolvem reis e nobreza, vão gostar da ficção fantasiosa A Guerra dos Tronos, que é o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. A segunda edição, A fúria dos Reis, acabou de ser lançada e continua com a aventura nos Sete Reinos, terra em que irmão luta contra irmão e a morte caminha na noite fria.

Foto: Think Stock

A natação ajuda no desenvolvimento saudável do corpo e pode ser boa atração para as férias

Esportes

As práticas esportivas ajudam na liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer no organismo. Assim, é cientificamente comprovado que fazer exercícios físicos é agir em combate ao tédio. Natação, vôlei, basquete, futebol, capoeira, artes marciais, dança, musculação - feita de forma moderada - e até mesmo o hábito de pular corda são ótimas opções de esporte.

Para quem quiser inovar com as modalidades, pode apostar no slackline e no roller derby. O primeiro está ficando cada vez mais popular no Brasil e consiste em caminhar equilibrando-se sobre uma corda suspensa. Já o segundo é um esporte, praticado majoritariamente por garotas, que mistura hóquei e patinação.

Jogos

Lembra quando você era criança e reunia os amigos em casa para brincar com os jogos de tabuleiros? Saiba que essa brincadeira ainda pode ser muito divertida, por isso, vem sendo resgatada pela galera mais velha. Banco Imobiliário, War, xadrez e dama são os exemplares mais conhecidos do gênero.

Os videogames também podem servir como desculpa para você convidar os seus amigos e decretar uma batalha para ver quem é o melhor com o controle. De quebra vocês podem ainda fazer um lanche da tarde bem divertido na frente do seu Xbox, Kinetc ou Nintendo Wii.

Foto: Divulgação

A versão em HQ da crônica O Alienista de Machado de Assis

Quadrinhos

Depois da fase dos gibis da Turma da Mônica e da Disney, quem curte HQ não pode deixar de conferir os quadrinhos para gente mais crescidinha, como Mafalda e Calvin & Haroldo. A tirinha do escritor argentino Quino apresenta uma menina, Mafalda, preocupada com a humanidade e a paz mundial, que se revolta com o estado do mundo em que vive.

Já os quadrinhos do norte-americanos Bill Watterson falam sobre as fantasias mirabolantes de Calvin, um garotinho de seis anos, que, na verdade, exprime a fuga da realidade cruel do mundo moderno. Ele está sempre na companhia de seu melhor amigo, o Haroldo, que é um tigre sábio e sarcástico.

Se além de se divertir com os quadrinhos, você está afim de aprofundar seus conhecimentos literários, opte pela versão HQ do conto O Alienista, de Machado de Assis, publicado pela editora Agir/Ediouro. A linguagem gráfica sequencial da obra facilita a interpretação do texto e pode ajudar até nas provas do colégio ou ainda no vestibular, já que O Alienista costuma ser leitura obrigatória para o teste.

Filmes

Claro que não podia faltar uma breve seleção dos filmes que são lançamento em DVD e que foram sucesso de público quando estavam em cartaz. O premiado longa brasileiro da diretora Laís Bodanzky, As Melhores Coisas do Mundo, é lançamento nas locadoras e aborda temas comuns ao cotidiano dos jovens, como bullyng na escola, primeira transa, relacionamento em casa, inseguranças, preconceitos e descoberta do amor, além de contar com a presença do galã global Fiuk.

Outro ídolo teen que está disponível para levar para casa é Justin Bieber. A videobiografia do cantor Never Say Never mostra a empolgante trajetória de vida de Bieber que o levou de um adolescente comum a um astro pop. No documentário, há depoimentos de famosos, como Usher, Jadem Smith e Miley Cyrus.

Atualizado em 1 Dez 2011.