![]() |
Nem todos os casamentos são perfeitos. Muitas vezes, aqueles que juraram amor eterno percebem que, no dia a dia, a vontade de estar junto pode acabar. Quando um casal decide se separar, a vida dos filhos pode virar de cabeça para baixo, e esta situação, muito comum hoje em dia, pode parecer um pesadelo.
![]() |
Meus pais se divorciaram quando eu tinha três anos, então não tenho muitas memórias deles ainda casados, mas me lembro de sempre ter sentido falta de uma união familiar. Anos mais tarde, descobri o quanto isso influenciou na minha vida, nos meus problemas e até na minha personalidade, incluindo, obviamente, os meus relacionamentos.
![]() |
A gente começa a questionar os relacionamentos humanos e a ter medo que o mesmo aconteça conosco quando formos adultos. Isso porque a sua referência de família agora está dividida em dois e isto pode ser extremamente decepcionante Apesar de hoje ser muito comum ter pais separados, a vontade de ter "uma família normal" continua presente, afinal, histórica e socialmente, a constituição "pai-e-mãe" é tida como o padrão, o que é certo.
![]() |
Todo cuidado é pouco para ajudar um filho a entender e aceitar que seus pais já não querem mais morar juntos. É preciso muita conversa para que o jovem não se sinta culpado, ou rejeitado, e para que ele entenda que nem sempre um relacionamento dá certo, e isso não precisa ser uma tragédia. A minha família pode não ser "normal", ou dentro dos padrões, mas isso não significa que eu não sou feliz assim, e que não sou amada pela minha mãe e pelo meu pai. Às vezes é duro de aceitar, mas ser filho de pais separados pode ser mais fácil e menos doloroso quando a transição é feita da melhor forma para todos os integrantes da família.
Leia também:
? Balada de Máscaras
? Adolescente em crise

O que faz: Jornalista apaixonada.
Pecado gastronômico: Batata Frita.
Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.
Fale com ela: [email protected]
Atualizado em 6 Set 2011.