Guia da Semana

Foto: Stck.Xchng

Dizem que há coisas que a gente nunca esquece: como andar de bicicleta e o primeiro namorado. Como andar de bicicleta não causa nenhum problema muito maior do que um tombo, vamos falar do primeiro namorado, ou melhor, da hora de dizer adeus a ele.

Por ser nosso primeiro relacionamento amoroso, a hora do ponto final é a mais complicada. Agüentar o pé na bunda é muito difícil, afinal, você nunca passou por aquilo antes e tem certeza absoluta que não vai parar de doer. Mesmo com o resto do mundo insistindo que não é bem assim e dizendo que já passou por isso, é difícil acreditar. Mas a sensação de quem resolve por um fim no romance também não é das melhores.

Não tem jeito, quem decide terminar sempre fica com a dúvida se é uma crise passageira, se aquela sensação de mesmice é apenas uma fase, ou se a forma como o ser amado fala e age vai continuar incomodando para sempre. Isso não tem como saber de antemão, é uma daquelas coisas que a gente só tem certeza quando já aconteceu.

Agora, se você já percebeu que não dá mais pra continuar nesse barco, é chegada a hora de avisar o companheiro. É a parte mais difícil e que costuma ser adiada ao máximo. Só tome cuidado para não machucar mais do que é preciso.

A conversa
Sim, a menos que seja um namoro virtual, é justo que a pessoa não receba uma mensagem no celular ou no MSN avisando que o compromisso acabou. Imagine se fosse o contrário.

Tá certo que não é nada agradável dizer para alguém que ela já não lhe desperta emoção, mas é preciso. Quem não faz ao menos isso, não merece a consideração nem da pulga do cachorro do ex. E nem a dos próprios amigos.

Como é difícil encontrar uma maneira original para o fim sem ser cruel, até os mais criativos costumam apelar para as histórias de sempre:

Não temos tempo para ficar junto - É um clássico. Apesar de ser a desculpa mais esfarrapada do mundo - afinal quem não tem tempo para uns beijinhos? - costuma servir se você não quer ser cruel, mas não consegue (ou não quer) explicar porque está terminando.

Não é você, sou eu - É usada quando os dois eram amigos antes de começarem a namorar e por quem quer dizer adeus deixando uma janela aberta para um eventual arrependimento.

Estou gostando de outra pessoa - Quando usam essa frase é porque já tem outra pessoa tão dentro da área que não existe a menor possibilidade de volta, ou quando não existe ninguém, mas não se quer dar nenhuma esperança ao ex. Definitivo.

A gente nunca vai dar certo junto - Para quem gosta de complicar tudo. Daquelas conversas que duram horas e horas e no final ninguém sabe direito o que aconteceu. Deve ser a preferida dos políticos.

Na verdade, não importa quem terminou, se é primeiro, segundo, ou milésimo namorado. Dizer adeus é muito difícil, principalmente se existe a chance de uma recaída. E aí é outra história.

Quem é a colunista: Kamilla, nunca quis fazer balé, mas usa rosa.

O que faz: Jornalista e freqüentadora da noite.

Pecado gastronômico: Chocolate e comida de boteco.

Melhor lugar do Brasil: Lençóis Maranhenses.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.