Guia da Semana



O início do ano é traumatizante quando o assunto é dinheiro. Desembolsar boa parte do salário e alguns resquícios do 13º no IPVA, IPTU, a fatura do cartão de crédito, a matrícula da escola das crianças e entre outros tantos compromissos. E é principalmente essa galerinha a responsável por boa parte destes gastos exorbitantes.

O início do ano letivo é a época chave para matriculá-los no judô, na natação ou no ballet. Mas que tal você mudar um pouco a rotina da garotada e optar por um esporte diferente? O Guia da Semana selecionou algumas modalidades pouco conhecidas no Brasil, mas que garantem o entretenimento e a saúde dos pequenos!

Futebol americano
Esporte pouco difundido no país, é uma modalidade praticada em equipe. Ele surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território adversário durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É um dos esportes com maior pretígio nos Estados Unidos.

Beisebol
É um jogo com dois times de nove pessoas e quatro juízes. Os dois times se alternam na defesa e no ataque. Os jogos são divididos em nove tempos e cada tempo é dividido em duas partes. Um time ataca na primeira e se defende na segunda e vice-versa. Depois do time defensor eliminar 3 jogadores da equipe oposta, eles trocam de posição.

Rugby

O rugby é um esporte coletivo, originário da Inglaterra, sendo inicialmente concebido como uma variação do futebol. É composto por 15 atletas em campo. A bola de rugby é em formato oval, de couro ou de material sintético. O campo é em formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e 70 metros de largura. A superfície é de grama, mas também pode ser de areia, barro, neve ou grama artificial.

Softbol
Com muitas jogadas semelhantes a do beisebol, a modalidade seria uma versão mais "soft" (leve, em inglês) do esporte, por isso muito praticada pelo público feminino. As diferenças para o beisebol estão no campo, que é menor; o tempo de jogo, que é de 7 contra 9 do beisebol; a bola é maior; o lançamento é feito por baixo, na altura do quadril, enquanto que no beisebol é feito por cima.

Kendo
O Kendo chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes japoneses, a partir de 1908. Esta é uma arte tradicional de esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais e lida com as habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. O seu objetivo é exercitar os aspectos morais e espirituais do indivíduo.

Serviço:
Associação de Futebol Americano no Brasil
(21) 8818-1801

Associação Brasileira de Rugby
(11) 3864-1336

Confederação Brasileira de Beisebol e Sofbol
(11) 5034-9904

Confederação Brasileira de Kendo
(11) 3031-1109

Atualizado em 6 Set 2011.