Guia da Semana

A arte e ciência de curar e prevenir as doenças é uma das carreiras mais desejadas dos brasileiros. Segundo o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a medicina lidera o número de inscrições no vestibular e é uma das provas mais concorridas do Brasil.

E não adianta só passar no vestibular para chegar lá. Em média, a duração do curso é de seis anos, período integral, que requerem muita dedicação nos estudos. Depois vem o período de residência, que varia de 2º ao 5º ano, mas que em algumas áreas pode chegar a 8 anos. E muitas vezes, depois dessa etapa, os médicos passam mais dois anos estudando para se aprofundar em uma área mais específica.

As dificuldades de passar no vestibular e concluir o curso não se refletem no mercado de trabalho brasileiro, que sempre tem bastantes oportunidades para médicos, principalmente nas áreas carentes. Segundo um estudo da FGV intitulado Escassez de Médicos, 55% dos médicos brasileiros se concentramem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com os incentivos do governo para que a demanda por médicos no resto do país seja suprida, fora dessas três cidades, o salário pode ser maior.

Atualizado em 18 Mai 2012.