
Ensinar o seu filho desde os primeiros anos de vida sobre a importância de t ratar os dentes é uma atitude que trará benefícios longínquos para a saúde bucal do pequeno.
Por isso, a primeira consulta ao odontopediatra deve ser realizada a partir dos seis meses, ou quando os primeiros dentinhos começarem a surgir. "Essa visita é muito importante, pois o especialista vai orientar de maneira correta como prevenir problemas bucais nessa fase, através de uma higiene adequada. Os pais também podem tirar suas dúvidas sobre o uso de chupetas e mamadeiras", explica a doutora Fátima Caldeira.
Inseri-lo nesta rotina desde cedo colabora muito para que ele não fique com medo de encarar o temido motorzinho no futuro. "Geralmente, esse medo existe porque os próprios pais acabam passando isso para as crianças. É aquela velha história: se você não fizer isso vou te levar ao dentista e ele vai te aplicar uma injeção. Ela já associa o dentista com uma coisa ruim e não é bem assim", afirma.
De acordo com a dentista, a visita deve ser feita a cada seis meses, o que pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente.
Confira algumas dicas da profissional: * Tente explicar que a escovação é importante para ele evitar alguns probleminhas, que podem se tornar graves se não forem tratados precocemente; * Outra forma de ajudar seu filho a ter uma escovação adequada é fazer o gesto de maneira correta na frente dele, já que é quase certeza que ele imite você; * A escovação deve ser iniciada a partir dos seis meses, com uma escova de cabeça pequena e macia e com cremes dentais sem flúor, para não causar fluorose, manchas esbranquiçadas que atingem a estética dos dentes; * A partir dos seis anos a supervisão da escovação deve ser redobrada, já que é nesse período que a criançada começa a consumir doces, balas, biscoitos, salgadinhos e chicletes mais frequentemente. |
Foto: Getty Images.
Serviço:
Dra. Fátima Caldeira
Tel.: (11) 2293-9113
Atualizado em 6 Set 2011.