Guia da Semana


Não é de hoje que sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas e aprendizagem, bastante aprendizagem por sinal. As dúvidas sobre qual profissão seguir nos deixam cada vez mais confusos e muitas vezes ficamos sem rumo quanto a isso tudo. Aí que vem o problema (e quem sofre é somente você). Então, não fique parado esperando que algo caia simplesmente do céu, é hora mais do que nunca de pesquisar e agir. Diante disso, quero oferecer algumas dicas, porque estou passando por essa fase, a do primeiro emprego, e sei bem como é isso.

O mundo do trabalho se encontra cada vez mais competitivo e tecnológico. Assim, quem não tem um curso de informática tem poucas oportunidades de ser convocado para alguma entrevista de emprego, você já fez ou faz um curso de informática? Esse é um requisito básico. Outro requisito importante é um curso profissionalizante que tem o objetivo de preparar o menor para as empresas, existem muitos gratuitos por aí, pergunte para seus pais, se informe, sempre tem alguma instituição próxima. Além de tudo, você aprende nos cursos a forma correta de elaborar o currículo.

Aprender é sempre bom, eu é que não quero ter uma cachola vazia, ninguém quer. Você está estudando bem? Vem cá, não precisa ser o melhor da sala não, apenas tenha metas, as brincadeiras sempre rolam, mas guarde a maioria para a hora do intervalo, preste atenção na matéria, pergunte se surgirem dúvidas. Assim as dificuldades vão abaixando e as suas notas subindo cada vez mais. Se torne amigo dos nerds, eles sempre te ajudarão, mas não abuse e queira colas. Com certeza, o nerd da sua sala poderá ser seu gerente daqui a alguns anos.

Agora que é época de férias, não existe desculpa. Seu tempo está livre para pesquisar na internet sobre como se portar numa entrevista, seja na forma de se vestir, falar e agir. Mas pense o seguinte: você contrataria você? Reveja e reflita sobre si mesmo, ou melhor, sobre suas atitudes de forma geral. Não se esqueça de pesquisar o e-mail do RH de empresas para indicar o seu currículo de primeiro emprego, também os imprima e distribua nas empresas próximas à sua casa e cidade, ou seja, mantenha contatos.

Enfim, não tem segredo para ingressar no mundo do trabalho, fazendo um curso de informática, sendo bom na escola e tendo boas atitudes, com certeza você tem grandes chances de ser aprovado. O que vier pela frente é aprendizagem. Aliás, ninguém nasce sabendo tudo, não é? É fato...

Quem é o colunista: Lucas Dantas Vieira - Apaixonado por fotografia e movido a muita música.

O que faz: Teatro.

Pecado gastronômico: Alimentos gordurosos.

Melhor lugar do Brasil: Centro de São Paulo.

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.