Guia da Semana

O Instituto Nacional de Câncer, o INCA, parece estar disposto a mudar o cenário atual onde muitas crianças estão excluídas dos tratamentos de alta qualidade que existem no Brasil. E pretende investir neste setor da saúde pública como explica a doutora Jane Dobbin médica chefe do serviço de hematologia do INCA "Precisamos investir em estudos brasileiros porque geralmente nos baseamos em pesquisas de fora. É necessário entender como funciona a nossa população. No caso, as características de nossas crianças. E muitas pesquisas já começaram a ser feitas aqui. Isso vem acontecendo gradativamente".

O Inca e hospitais conveniados do instituto dão todo o apoio necessário para crianças desde o suporte emocional até os grandes tratamentos com equipamentos de última geração. A criança tem grandes chances de sair de lá curada. Porém, as vagas ainda são muito limitadas. A doutora afirma que 25 casos de leucemia infantil são tratados por ano através da entidade.
Telefone:(21) 2506 6077

A Sociedade Brasileira de Oncologia Infantil é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1981 com o objetivo de organizar idéias, realizar estudos, orientar os oncologistas sobre os tratamentos adequados e avançados do câncer infantil. A entidade tem o apoio do INCA e de algumas outras organizações tais como Instituto Ronald Mcdonald e Instituto do Câncer Infantil. O doutor Renato Melaragno- oncologista pediátrico e presidente da Sociedade afirma que hoje os estudos estão evoluindo cada vez mais depressa e vários tipos de câncer infantil conquistam a cura através de pesquisas e dedicação dos profissionais de fora e dentro do Brasil.
Telefone: 5052 7537

A ABRALE- Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma organização focada nas pessoas que sofrem de linfoma ou leucemia. O objetivo é informar e apresentar uma educação e política para os familiares e pacientes que se encontram numa situação delicada durante o período da doença. Tudo acontece com o suporte de um Comitê Científico composto por especialista em Onco-Hematologia.
Telefone: 0800-7739973

Atualizado em 6 Set 2011.