Guia da Semana

Foto: sxc.hu


"Homens não sabem cuidar de crianças", ledo engano. É crescente o número de pais que ganham a guarda de seus filhos na justiça. E cada vez mais filhos decidem sair da casa de suas mães para viver com os pais.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2003, de 4855 processos de separação, 6% dos homens ganharam a causa. Outro estudo, também do IBGE, revelou que em 10 anos o número dos que assumiram a paternidade total teve um aumento de 258 para 299. Apesar de parecer pouco significativo, esses episódios têm sido bastante comuns na sociedade.

O engenheiro Milton Figueiredo (46) faz parte de um desses casos. Sobreviveu ao inevitável fato de ter que cuidar de Ariane (9). Quando a pequena tinha dois anos, ele se separou de sua mãe e a criança ficou com ela. Receoso com a decisão da ex-mulher, eles chegaram a um acordo já que ela não tinha condições de criar a menina. Mesmo assim, para garantir, Milton lutou pela guarda da filha e ganhou! Foi aí que o coração deu uma disparada "Nunca imaginei que eu fosse ser um pai solteiro, sempre entendi que filho deve ficar com a mãe, e no entanto, minha vida hoje, gira em torno dela." Há sete anos que a criança vive com ele.

Os dois estudando em casa
Foto: divulgação
Depois de dar uma boa suspirada, Milton disse que achava ser mais difícil. Para ele, é uma mistura de sensações boas viver com a companheira Ariane. Ele lembra quando teve que vesti-la pela primeira vez, para um almoço na casa da avó: "Demorei exatamente cinco horas para arrumar a Ari, eu tirava a roupa, punha outra, trocava a mamadeira, mudava a malinha, penteava o cabelo... Com o passar do tempo, essas horas foram diminuindo para quatro, três, duas e assim eu fui aprendendo." A missão durante todos esses anos foi fazer a menina sofrer o menos possível; ela não gostava de visitar a mãe porque as duas sempre brigavam. Hoje, elas se vêem a cada 12 dias e o pai morre de saudades quando a mocinha passa o fim de semana fora. "Quando ela era menor, entravava no carro e depois de dez minutos me ligava".

E se alguém pensa que Ari é uma das crianças "esquisitinhas" do colégio, que nada! Nas reuniões de pais, Milton é um dos que mais recebe elogios. As professoras falam que ela é querida, inteligente, meiga, líder e que todo mundo gosta de estar ao seu lado. Só ele sabe o esforço que é trabalhar, dar almoço, colocar para dormir e não esquecer de levar pedrinhas e terras para a aula de arte da menina.

Ariane em seu aniversário de 8 anos
Foto: divulgação


A psicóloga infantil e terapeuta familiar Suzy Camacho afirma que não tem problema nenhum uma criança ser criada pelo pai: "O amor paterno, quando disponível, dá coragem , brinca, por causa da natureza dos homens, ele passa adrenalina, aventura e isso permite a coragem e o enfrentamento das dificuldades. As mães, geralmente costumam ser protetoras demais, controladoras e às vezes até chamadas de chatas."

Na história do psiquiatra Catulo Cezar Magalhães, os dois filhos do primeiro casamento optaram por morar com ele quando um tinha 10 anos e o outro quase 17. Eles sentiam saudades da presença do pai. E meninos sofrem muito quando não se tem uma referência masculina por perto. Agora, seu filho de 14 anos do segundo casamento está morando com ele em Santos. Mas, o que será que tem esse pai de tão legal que todos os filhos querem viver com ele? " Sempre tive uma relação muito boa com meu pai, e gosto de conversar, sair com eles... Fui daqueles pais que ajudava a trocar a fralda, cuidava deles quando estavam doentes, então acho que por isso alimentei essa vontade de ficar ao meu lado", explica Catulo.

São casos e casos de homens que hoje cuidam de seus filhos, ou porque perderam a mulher ou porque querem, ou até por escolha dos pequenos. Esse hábito vai provocar ainda mais mudanças na sociedade, permitirá a aceitação de outros padrões na educação e que sejam levadas em consideração as virtudes dessa nova condição!

Atualizado em 1 Dez 2011.