![]() |
Foto: sxc.hu |
Capazes de transformar qualquer pensamento em poesia, romance, crônica ou conto, algumas crianças aproveitam o talento e agarram oportunidades para publicarem suas obras literárias. O surgimento da internet concretizou a vontade dessas pequenas grandes mentes de divulgar seus trabalhos. Professores e educadores de todo o país têm se unido para incentivar a produção textual dentro e fora da sala de aula.
A Câmara Brasileira de Jovens Escritores é hoje a principal entidade que busca atrair novos autores. Fundada em 1986, tem como proposta incentivar as crianças e até pessoas mais velhas a iniciarem suas escritas, como explica o primeiro artigo de seu Estatuto: "incentivar a produção literária de jovens autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..."
A professora de português e ativista cultural Ilda Brasil trabalha diretamente com a Câmara. Ela envia constantemente obras de seus alunos para serem avaliadas a partir dos critérios estabelecidos para a publicação.
![]() |
Victoria, aos 8, dando seu 1º autógrafo |
Por coincidência ou não, além de seus alunos, sua neta Victoria Falavigna de 8 anos publicou em maio deste anos através da Câmara seu primeiro livro: Poesia e Arte de Victoria. A menina escreve há dois anos e participa de outras antologias disponíveis também na instituição.
O caso do garoto Artur Pereira de 9 anos não é diferente. Ele tem publicado um conto chamado O Vampiro e a Menina. Artur segue os passos de seu avô que foi um grande jornalista em Goiás. Ele se interessa por notícias e adora escrever. A idade não é nenhum empecilho para o mocinho que busca enriquecer seu vocabulário e alimentar sua imaginação diariamente.
![]() |
Derek Torres (6) Kahuã Yokota (10) e Victória (8) Todos escritores. |
A profesora conta que hoje existem também outros três portais criados para atender esses escritores mirins. O Pequenos Poetas, a Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores e o Filhotes de Borboletas. A mistura entre essa ingenuidade do universo infantil e a busca por aprender e desejo em se aperfeiçoar resulta em belíssimos trabalhos. Para aqueles que pretendem ser futuros escritores, as portas já estão abertas!
Atualizado em 6 Set 2011.