Guia da Semana

Foto: sxc.hu


Capazes de transformar qualquer pensamento em poesia, romance, crônica ou conto, algumas crianças aproveitam o talento e agarram oportunidades para publicarem suas obras literárias. O surgimento da internet concretizou a vontade dessas pequenas grandes mentes de divulgar seus trabalhos. Professores e educadores de todo o país têm se unido para incentivar a produção textual dentro e fora da sala de aula.

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores é hoje a principal entidade que busca atrair novos autores. Fundada em 1986, tem como proposta incentivar as crianças e até pessoas mais velhas a iniciarem suas escritas, como explica o primeiro artigo de seu Estatuto: "incentivar a produção literária de jovens autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..."

A professora de português e ativista cultural Ilda Brasil trabalha diretamente com a Câmara. Ela envia constantemente obras de seus alunos para serem avaliadas a partir dos critérios estabelecidos para a publicação.

Victoria, aos 8, dando
seu 1º autógrafo
Ilda afirma que trabalha arduamente para estimular que crianças e adolescentes escrevam. Para ela, produzir uma redação auxilia na formação educacional dos pequenos, facilita a comunicação e projeta a auto-estima. Além disso, proporciona o domínio da língua. "O ato de escrever é um trampolim. Muitos não se dão bem em disciplinas de exatas, por exemplo, em compensação são capazes de realizar redações incríveis".


Por coincidência ou não, além de seus alunos, sua neta Victoria Falavigna de 8 anos publicou em maio deste anos através da Câmara seu primeiro livro: Poesia e Arte de Victoria. A menina escreve há dois anos e participa de outras antologias disponíveis também na instituição.

O caso do garoto Artur Pereira de 9 anos não é diferente. Ele tem publicado um conto chamado O Vampiro e a Menina. Artur segue os passos de seu avô que foi um grande jornalista em Goiás. Ele se interessa por notícias e adora escrever. A idade não é nenhum empecilho para o mocinho que busca enriquecer seu vocabulário e alimentar sua imaginação diariamente.

Derek Torres (6) Kahuã
Yokota (10) e Victória (8)
Todos escritores.
Hilda explica que para ter algum material publicado na Câmara deve-se seguir o regulamento que está no site e aguardar que o texto seja publicado. Ele deve ter diante dos olhos de profissionais da língua uma qualidade literária considerando a idade e o tema proposto pela criança. Para isso não precisa pagar absolutamente nada. "Apenas para adquirir um exemplar de recordação o preço é de R$ 20,00". A obra fica exposta no site caso algum interessado queira comprá-la.

A profesora conta que hoje existem também outros três portais criados para atender esses escritores mirins. O Pequenos Poetas, a Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores e o Filhotes de Borboletas. A mistura entre essa ingenuidade do universo infantil e a busca por aprender e desejo em se aperfeiçoar resulta em belíssimos trabalhos. Para aqueles que pretendem ser futuros escritores, as portas já estão abertas!

Atualizado em 6 Set 2011.