Guia da Semana

Foto: Getty Images


Dizem por aí que bolsa de mulher tem de tudo, mas bolsa de mãe tem tudo e mais um pouco. Para sair de casa com a galerinha, ela precisa pensar em detalhes e prever o que pode dar errado, sede, fome, tédio, vômitos, febre... A mãe prepara uma lista de problemas que podem acontecer em um simples passeio.

Viagens são mais complicadas, além de planejar o destino, fazer reservas e prever o tempo, ela ainda precisa montar as malas e ver o que é necessário para a bagagem de mão. Para facilitar a vida das mães modernas, o Guia da Semana traz dicas para evitar o estresse com um kit básico para emergências.

Tanto faz se é um passeio curto ou uma longa viagem, alguns itens são imprescindíveis. É preciso ter sempre um paninho para limpar qualquer sujeira (vômito, comida, suquinho), uma muda de roupas e, se a criança for muito pequena, fraldas e lencinhos. Também é muito importante ter uma chuquinha com água ou chá e alguma coisinha para matar a fome da garotada.

Caindo na estrada

Ficar muito tempo no carro pode ser uma tortura para os mais espevitados, ainda mais quando dividem o espaço com os irmãos. Em passeios ou na estrada, para manter os pequenos entretidos, músicas, livrinhos de colorir ou jogos simples podem ajudar - contar quantos carros azuis passam ou ler algumas placas no caminho. Assim, eles se distraem e são estimulados a ler e fazer contas. A cada uma ou duas horas é importante para a garotada esticar as pernas e usar o banheiro.

Vôos

No avião, ficar próximo à janela também é uma forma simples de divertir as crianças, lá elas podem olhar a paisagem. Mas, não espere que a galerinha vai se contentar em passar horas apenas admirando as nuvens. Lvrinhos e pequenos brinquedos também socorrem as mamães. De qualquer forma, é bom dar preferência a viagens curtas e sem escalas, melhor ainda se forem à noite, é mais fácil de fazer a criança dormir.

A companhia aérea Lufthansa recomenda que seus pequenos clientes consultem o pediatra algumas semanas antes de viajar, deste modo, podem tomar as vacinas necessárias e ter o acompanhamento médico caso ocorra uma reação alérgica. Também pede para que os pais informem que vão levar um bebê. Assim, a companhia pode fazer adaptações para receber o neném. Algumas aéreas disponibilizam berços, trocador e até menu especial.

À mão

Para montar a bagagem de mão, a dica é levar um cobertorzinho, lencinhos umedecidos, fraldas, brinquedos e roupas, uma para a mãe e outra para o filho. Leite em pó, colheres especiais, guloseimas e pomadas para assaduras também entram na bolsa. No bagageiro ficam o carrinho e o berço, ambos desmontáveis para poupar espaço.

Chegando lá

Chagando no destino, outras coisinhas simples podem ser de grande utilidade, "Em geral as crianças, seja na praia ou no campo, precisam de uma solução hidrotônica - água de coco ou isotônico, protetor solar, uma pomada antialérgica - para ser usada em picada de insetos, uma pomada para contusões, soro fisiológico e compressas se houver algum corte", recomenda Maria Grupi, diretora do Ponto Ômega - Centro de Cuidados Infantis. Ela completa, "O soro é imprescindível porque dá para ser usado nos olhos, no caso de algum cisco, ou ainda em algum corte para lavar o ferimento. Se o mesmo estiver gelado,melhor ainda".

Visto e passaporte

Crianças também precisam de visto e vale lembrar que o passaporte delas tem validade menor que o de um adulto. Menores de 12 anos, quando acompanhados apenas de um dos pais, precisam da autorização do outro assinada e com firma reconhecida. Viajar com recém-nascidos menores de sete dias é proibido, depois deste período, para viagens nacionais, precisam da certidão de nascimento e, se forem para o exterior, também devem ter passaporte.



Fontes

Maria Guimarães Drumond Grupi
Psicóloga e Diretora do Ponto Ômega - Centro de Cuidados Infantis
(11) 3813-9120

Lufthansa

Polícia Federal

Atualizado em 6 Set 2011.