Guia da Semana



O começo do ano letivo sempre traz animação para a garotada. São colegas novos, aulas diferentes, matérias quentíssimas e, no final das aulas, eles ainda têm que dividir o tempo que resta entre o futebol ou balé, inglês e tênis, sem esquecer do mais importante: a lição de casa. Essa prática surgiu na década de 30, nos Estados Unidos. Era uma das partes de um método de ensino para estudantes da zona rural. Desde então, ganhou o mundo porque, segundo Tays Rossi, educadora do colégio Rio Branco, cria responsabilidade, autonomia e favorece o hábito do estudo.

Em meio a contas, redações e exercícios de biologia, os pais devem ficar de olho no caderno dos pequenos. "A lição de casa é uma parceria entre os pais e a escola. Olhar o caderno do filho, ver se as respostas estão corretas ou se há erros é muito válido, mas de forma nenhuma os pais devem corrigir ou apagar. Tudo o que está na lição já foi visto em classe. Deixar para o professor perceber que a criança está com dificuldades é a melhor saída", afirma a educadora.

No caso de surgir alguma dúvida por parte da criança, os pais podem e devem ajudar, mas não explicar, porque isso pode criar um conflito. "Há anos atrás a educação era diferente de hoje e a forma de aprender mudou muito. Se o baixinho tem dúvida, os pais devem colocar um bilhete junto com a lição para que a professora, no dia seguinte, solucione", afirma Tays. Segundo a pedagoga Tânia Aguiar, só é valida a ajuda se essa vier acompanhada de um aumento no conhecimento. "O pai ou a mãe podem ver qual a matéria o filho está aprendendo e apresentar um livro sobre o assunto. Por exemplo, a criança está tendo aulas sobre animais e os pais dão um livro sobre a fauna brasileira para que os baixinhos conheçam mais".

Quando os pais têm muitas dúvidas sobre como está o andamento do filho na escola, o ideal é marcar uma reunião com a professora ou coordenadora para receber informações sobre a criança. De novo, a parceria entre escola e família é uma boa aliada na educação dos pequenos.

Alguns pais entram em conflitos com a escola por achar que o filho tem muita ou pouca lição de casa. Neste caso, Tânia explica que é importante que os pais entendam o ritmo dos filhos e o método da escola. "Cada escola tem uma metodologia de ensino. Umas exigem mais e outras menos, mas tudo está planejado. O importante é que eles prestem atenção no desempenho e estejam sempre em contato com os educadores".

Para evitar que as crianças não façam o dever, Tays explica que é necessário criar uma rotina. "Estabelecer uma agenda com as atividades desde cedo cria disciplina nos baixinhos. Em um comparativo, o trabalho do pai é a hora de estudo do filho". Depois de entender isso, o momento da lição deve ser sagrado e feito em um ambiente adequado, com iluminação, limpeza, material organizado, sem televisão, computador, telefone ou pessoas conversando por perto.



Atualizado em 6 Set 2011.