Guia da Semana

Foto: Fernanda Petelinkar

A fotágrafa Fernanda Petelinkar procura retratar fatos que acontecem no dia a dia dos bebês e da família

Registrar os primeiros passos, os sorrisos mais especiais e o carinho entre pais e filhos é realmente trabalho para profissional. Alguns já se tornam amigos da família desde o casamento. Logo depois, muitas vezes são eles mesmos que fotografam as mães grávidas e fazem cliques inéditos dos recém-nascidos.

Fernanda Petelinkar passou exatamente por esse roteiro antes de começar a fotografar crianças. "Fiz faculdade de fotografia, iniciei minha carreira registrando casamentos e os casais normalmente me chamavam para tirar fotos quando a mulher engravidava", explica. Ela completa que sempre gostou de crianças e como já tinha a confiança do casal, era convidada a clicar os bebês.

A xará Fernanda Sá é outra fotógrafa craque em clicar os pequenos. "Comecei a fotografar crianças quando tive minhas duas filhas, em 2003". A profissional tem um estúdio fotográfico desde 1992 e sua especialidade era fotografar produtos. Sá lembra que quando começou seu trabalho com as gestantes e seus filhos, o mercado ainda era pouco explorado no Brasil. Atualmente, essa área da fotografia está em alta.

A médica Ana Carla de Marqui, 36, não resistiu aos cliques durante sua maternidade. Ela foi clicada no sétimo mês de sua gravidez de gêmeos. Encantada com o resultado, já fez duas sessões de fotos dos seus pequenos, Isabela e Arthur, hoje com quatro anos. "Com profissionais, eles fotografaram com um ano e 11 meses e outra vez, com quase três anos", revela Carla, que ainda confessa viver com a máquina na mão em casa, para poder ver no futuro e lembrar.

Foto: Fernanda Sá

Fernanda Sá abusa dos recursos fotográficos, como o desfoque, para fazer lindas imagens dos pequenos

Particularidades

Como umas principais característica das crianças é a espontaneidade, a fotografia precisa registrar principalmente esses momentos. De acordo com Petelinkar, o fotógrafo não deve pedir para as crianças fazerem pose e nem sorrir, pois a chance delas não obedecerem é quase certa. "Tudo tem que ser muito natural e no tempo da criança", fala.

O truque é levar sempre um brinquedinho para entrete-las e começar fotografando os pais, porque, dessa maneira, ela acaba se soltando e querendo participar da brincadeira por livre e espontânea vontade. Ela indica sempre que os pais controlem sua ansiedade e não obriguem e nem briguem com seus filhos por causa das fotos.

De acordo com Ana Carla, sua pequena Isabela, que ama tirar fotos, não deu algum trabalho durante as sessões e até palpitava nas roupas e poses. Já com o Arthur, que é mais tímido, foi necessário conversar para depois prosseguir bem com a sessão.

Para Fernanda Sá o segredo é saber aproveitar o tempo, já que elas oferecem muito a ser fotografado, às vezes, em apenas dez minutos. "Dificilmente as crianças choram do nada; se conseguimos manter um ambiente tranquilo, a sessão fica ótima", revela.

Foto: Laura Lima

Arthur e Isabela em fotos do último ensaio


Cliques profissionais

Fernanda Sá sempre procurou fotografar de maneiras diferentes, com estilo próprio, usando desfoques, movimentos, mais close no rostinho da criança, poses inusitadas, como fotografar de costas. "Às vezes consigo imagens muito interessantes quando as crianças estão olhando para o nariz ou para a mão", informa.

Tanto profissionalismo tem um custo. O pacote de fotos da gravidez e uma sessão do recém-nascido feito por Fernanda Petelinkar custa a partir de R$ 1.500,00, dependendo da locação. Um ensaio de 40 fotos, feito por Fernanda Sá e sua equipe -maquiadora e produtora- sai, em média, por R$ 1.800,00.

Ana Carla sugere aos pais que ainda estão em dúvida se contratam ou não um profissional para fotografar seus filhos, que procurem alguém que tenha experiência em fotos infantis, agende um horário e converse com ele. "Sem dúvida alguma, o resultado é maravilhoso e gratificante", incentiva a mãe.

Atualizado em 6 Set 2011.