Guia da Semana

Quem disse que só os adultos podem ter cabelos descolados? Cada dia que passa, as crianças estão mais antenadas nas tendências da moda e querem ficar mais parecidas com as pessoas que admiram. De olho nos gostos dos baixinhos, diversos salões oferecem profissionais especializados em mudar o visual dos pequenos e deixá-los super in. Confira os estilos que fazem a cabeça da criançada e que vão arrasar na próxima temporada.

Para meninas

Foto: Tv Globo (João Miguel Júnior)/ Divulgação

O chanel da atriz global Klara Castanho e o degradê de Suri Cruise, filha de Tom Cruise e Katie Holmes, são exemplos dos cortes que fazem sucesso entre as meninas

Entre os cortes que prometem deixar as madeixas das meninas ainda mais moderninhas, o chanel todo repicado e com franja é o destaque. "Elas gostam do cabelo com degradê na frente e com o comprimento acima da linha do ombro, dando leveza para o rosto. Pedem muito o modelo da atriz e cantora Hilary Duff, que é todo desfiado e tem franja longa", diz Samuel Moreira, hair stylist do salão infantil GlitzMania.

Além de ser super fashion, os cortes mais curtos evitam que a criança fique incomodada com o calor do verão. A franja desfiada dá o toque especial para quem gosta de usar presilhas. Outra dica importante é deixar a franjinha no máximo na altura da sobrancelha, para não atrapalhar a visão. A atriz-mirim Klara Castanho, que interpretou a personagem Rafaela na novela global Viver a Vida, é um exemplo de quem usa esse tipo de corte.

Foto: Divulgação

Cabelos mais volumosos e crespos pedem cortes arredondados e apostas em cremes sem enxágue

Para as meninas que têm cabelos mais crespos, o repicado não é indicado. O ideal é optar por cortes mais arredondados e sem franja. O comprimento pode sem maior, para dar mais peso aos fios e diminuir o volume. Fios mais longos também permitem que a criança prenda a cabeleireira na hora da brincadeira. O creme para pentear também é aconselhado, para deixá-los mais domados e mais fáceis de desembaraçar.

Para meninos

Os meninos também não deixam a desejar quando o assunto é vaidade. Inspirados em seus ídolos, os garotos gostam de ficar com um visual descolado. "Entre os garotos, a febre é o corte do cantor Justin Bieber, que é curto e desfiado. Os cortes de alguns jogadores de futebol também estão em alta. O estilo do Casillas, goleiro da seleção da Espanha, batidinho na lateral e com topete, é bastante pedido. O moicano do Neymar também está super em alta", afirma Moreira.

Foto: Divulgação

Arrepiado como o cabelo do goleiro Casillas, da seleção da Espanha, e moicano como o do jogador Neymar, do Santos, estão entre os cortes mais pedidos pelos meninos

Segundo o hair stylist, as tendências infantis masculinas apontam para uma releitura da década de 60, o que significa um cabelo desfiado e jogado de lado. Mas aqueles que têm madeixas mais volumosas não precisam se sentir out, pois podem apostar em um look mais curto na lateral e repicado em cima. "Quanto mais repicado o corte, mais leve ficará o rosto da criança", garante.

O tradicional tigelinha também pode ganhar uma versão supermoderna. Com as pontas repicadas, é possível usar pomada modeladora e fazer um penteado bagunçado, que fica hiper fashion. "Outro jeito é manter o cabelo um pouco mais curto em cima e um pouco mais comprido e repicado embaixo, como o estilo dos argentinos", sugere Moreira.

Cuidados no dia a dia

Para deixar os fios sempre bonitos, não basta fazer um lindo corte. Os pais devem ficar atentos a outros cuidados importantes, como na hora da lavagem, por exemplo. "Muitas crianças não enxaguam direito o cabelo e isso provoca caspas. A nossa orientação é para que as mães prestem muita atenção na hora do banho e removam completamente os resíduos", alerta Margareth Caeiro de Moraes, proprietária do salão infantil carioca Asa Delta.

Outra recomendação dos profissionais é usar somente xampu e condicionador neutros, que não deixam os cabelos com sensação de peso. "Ao lavar o cabelo, não deixar de secar bastante, para que não ocorram problemas no couro cabeludo. O condicionador pode ser passado, desde que o uso não seja contínuo e não seja aplicado na raiz, só no comprimento e nas pontas. Para cabelos mais volumosos, é bom usar creme para pentear", sugere Samuel Moreira.

Apesar de ser importante secar bem os fios, é necessário ter muito cuidado com o uso do secador, pois o uso diário desse aparelho pode causar ressecamento no couro cabeludo. Também não é recomendado lavar o cabelo da criança à noite. "O mais interessante é somente tirar a umidade diariamente", afirma o especialista.

A frequência de lavagem também deve ser de acordo com o tipo de cabelo. "Os mais crespos não podem ser lavados todos os dias, porque eles já têm um ressecamento natural. No caso dos mais lisos, é possível aumentar o número de lavagens, pois a tendência é de que fiquem mais oleosos com a transpiração", explica Moreira. "Diariamente não é indicado em nenhum caso, pois o couro cabeludo demora 24 horas para secar completamente, o que pode propiciar resfriados", completa.

Para aqueles que têm mais resistência de ir ao cabeleireiro, os pais devem mostrar que aquilo é um passeio prazeroso. "Deixar a criança muito tempo sem cortar o cabelo pode trazer problemas. O indicado é a continuidade. O interessante é levá-la sempre ao salão para que ela se ambiente. Também fazer o possível para levá-la sempre no mesmo salão, para que a criança saiba onde está e o que vai fazer lá", aconselha.

Atualizado em 1 Dez 2011.