Guia da Semana





Após o nascimento de seu primeiro filho, Irene Nagashima notou inúmeras dificuldades para fazer uma das coisas que mais gostava antes da gravidez, como assistir a um bom filme no cinema. Assim, a mãe de primeira viagem passou a trocar suas angústias através de um grupo de discussões na Internet. Após compartilharem novas ideias, Irene e mais algumas mães decidiram, então, se reunir para a primeira sessão de cinema junto aos bebês, em fevereiro de 2008, cujo encontro ficou conhecido por Cinematerna.

Em meio à realização das confraternizações, o grupo ganhava novos adeptos a cada semana e, desta forma, as mães puderam retomar suas atividades culturais, além de dividirem experiências sobre o período de maternidade nos bate-papos após as sessões. Passados alguns meses, o esforço do grupo conquistou reconhecimento e, com o apoio de uma rede de cinemas, estreou a primeira sessão amigável para bebês. O Projeto, que rapidamente recebeu grande adesão, começou a ser representado pela ONG Cinematerna, cujas propostas encaixam-se nos seguintes princípios: resgate social da puérpera (mães recentes) através da cultura e incentivar a troca de experiências obre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura e a promoção da segurança alimentar e nutricional.

Embora o projeto ofereça condições para que os bebês estejam presentes nas sessões, vale lembrar que um código de conduta com regras básicas é proposto aos participantes, levando em consideração as seguintes questões:

- Se o bebê agitar e não quiser mamar, a mãe sai para tomar ar e volta quando acalmar.
- Desligar o celular e evitar falar.
- É sempre de bom tom levar brinquedos sem luz e som.
- Fotos de recordação somente sem flash durante a sessão.
- As sessões de cinema são indicadas para mães acompanhadas por seus bebês de até 18 meses.

Organizado em São Paulo, o projeto atingiu repercussão nacional e, com sua divulgação, novos representantes manifestaram-se em outras cidades do país, como Campinas, Rio de Janeiro e, mais recentemente, Salvador. Segundo os dados dos organizadores, as sessões recebem em média um público de 50 pessoas por encontro. Os filmes são escolhidos através de uma votação, disponível no site da associação: www.cinematerna.org.br

Programação desta semana:

Sábado, 08/08/09 - Às 11h
Estreia da CineMaterna aos sábados no RJ
Unibanco Arteplex Botafogo (RJ)
Filme: A Proposta

Terça, 11/08/09 - Às 14h
Espaço Unibanco Augusta (SP)
Filme: O Contador de Histórias

Terça, 11/08/09 - Às 14h
Cinemark Iguatemi (Campinas)
Filme: O Contador de Histórias

Quinta, 13/08/09 - Às 14h
Cinemark Market Place
Filme: O Contador de Histórias

Sábado, 15/08/09 - às 11h
Frei Caneca Unibanco Artplex
Filme: A ser definido

Terça, 18/08/09 - Às 14h
Espaço Unibanco Glauber Rocha (Salvador)
Filme: A definir

Atualizado em 6 Set 2011.