Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Fiz 22 anos esse mês. Pois é, faz todo (!) esse tempo que nasci. Mas, ao longo dos anos, o aniversário deixa de ser apenas o dia do nascimento, e passa a ser a comemoração da sobrevivência a mais um ano de vida. Aos poucos, percebemos que estamos crescendo, virando adultos, aprendendo a viver e, claro, envelhecendo.

A musiquinha popular diz que o azar é só do aniversariante, pois a cada ano que passa ele fica mais velho. Brincadeiras à parte, a gente tem muita sorte de ficar velho - até porque, mais jovem seria impossível. Algumas pessoas tentam rejuvenescer escondendo a idade, fazendo plástica, usando roupas descoladas e andando com adolescentes, mas não há como fugir. É preciso estar em equilíbrio com esta ideia.

Não há nada de errado em manter o espírito jovem. Entretanto, é preciso encarar a realidade e aceitar a passagem dos anos. Crescer e amadurecer têm suas vantagens; as coisas que conquistamos, por exemplo, desde a maioridade e a independência até o diploma da escola e, depois, da faculdade. Nossos anos não são em vão!

Pare para pensar nos seus últimos aniversários... A cada ano somos uma pessoa diferente, passando por momentos distintos. Os amigos mudam, os namorados mudam, os estudos mudam, as comemorações mudam: a gente muda. O cabelo não é o mesmo, e o jeito de pensar vai se modificando também, junto ao nosso estilo e aos tipos de problemas que temos.

Pode parecer auto-ajuda valorizar a vida e celebrá-la por meio do aniversário, mas é fato que a data simboliza uma superação, tornando-se um marco interessante para o nosso desenvolvimento. O ser humano precisa de marcos - históricos, psicológicos, emocionais - para melhor compreender os processos da vida. Ficamos mais velhos a cada ano e precisamos estar atentos às consequências disso, para refletir e permanecer sempre em evolução.

Leia as colunas anteriores de Fernanda Carpegiani:

Amigos online e offline

Com que roupa eu vou?

Cada um na sua

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica queaproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 1 Dez 2011.