Evolução
O pequeno encanador apareceu no início dos anos 80, após a Nintendo passar por uma frustrada tentativa de fazer um game baseado no desenho Popeye. Shigeru Miyamoto foi contratado e projetou o jogo baseado em suas ideias. O resultado foi Donkey Kong, em que o personagem Jumpman tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Kong. Devido a grande semelhança com Mario Segalli, um funcionário italiano do escritório da Nintendo em Nova York, Jumpman mudou de nome, teve seu bigode aumentado, ganhou mobilidade e estreou a série própria ( Mario Bros) ao lado de seu irmão Luigi, resgatando a Princesa Peach.
Essa versão se tornou uma das mais vendidas da história, fazendo com que mais de 40 milhões de exemplares esgotassem rapidamente das prateleiras em todo o mundo. Cada série que surgia detalhava mais o personagem até chegar a versão de 96, que inovava por torná-lo tridimensional para o Nintendo 64. Símbolo de prosperidade da empresa, a série esteve em todos os consoles da marca, aparecendo em mais de 200 jogos, com lucros acima de 210 milhões de cópias vendidas. A última versão, lançada no final de 2009, só reforça essa teoria.

Em Mario 64, a Nintendo inovou com os gráficos 3D
Para o editor de Jogos do Uol, Théo Azevedo, a Nintendo soube conduzir com mão de ferro a marca, renovando-a com títulos que exploram outros gêneros, fazendo o personagem passar por diversos esportes, como futebol, kart, tênis, beisebol, entre outros. "Para ver a situação com clareza, basta enxergar a situação do ex-rival Sonic, da Sega, que não foi tão feliz em conduzir seu mascote com o passar dos anos. A Nintendo pode ter cometido erros e acertos, mas nunca descuidou da qualidade", realça Azevedo.
Ao longo dos seus inúmeros jogos da série, Mario exerceu diversas profissões. Conheça algumas delas: |
- Antes mesmo de ser encanador, o personagem originalmente era jardineiro (Donkey Kong); - Em Wrecking Crew, ele encarnava o papel de bombeiro e teve que destruir paredes, escadas e bombas; - Passou pela medicina em Dr. Mario, destruindo vírus dentro de potes com as suas megavitaminas; - Com a ajuda de uma máquina, Mario deveria exercitar seus dotes culinários, organizando biscoitos e combinando os do mesmo tipo, em Yoshi's Cookie; - O encanador e seus amigos dançavam música urbana, para ganhar itens e jogadas especiais, em Dance Dance Revolution : Mario Mix. - Além disso, praticou inúmeras modalidades de esporte, como futebol (Super Mario Strikers), basquete (NBA Street V3, Mario Hoops 3-on-3), tênis (Mario Tennis) e luta (Super Smash Bros). |
Releitura
A empresa volta atrás no tempo e coloca no mercado o Novo Super Mario Bros, para Wii. Os gráficos são tridimensionais enquanto a mecânica 2D, onde Mario e seus amigos atravessam níveis de plataformas e moedas. Entre as inovações, há o uso ocasional do movimento do Wiimote e elementos novos, como a flor do gelo. Há a inclusão de roupas inéditas, como a de pinguim, que possibilita escorregar no gelo, e um capacete munido de hélice, habilitando grandes pulos no ar e descer planando suavemente.
Mantendo o espírito da série e com o modo multiplayer, Mario, Luigi e dois Toads podem dividir o espaço na tela, cooperando para atravessar fases e competindo para ver quem consegue atingir o maior número de pontos cada um. A única limitação parece ficar por conta do usuário não poder usar o modo on line. O público do mundo inteiro aderiu ao remake e, segundo apuração da NPD Group, - empresa referência na apuração de vendas de jogos e consoles nos EUA - o jogo vendeu 2,82 milhões de cópias só em dezembro, liderando as vendas norte-americanas.
"A maior novidade do New Super Mario Bros é o suporte para até quatro jogadores simultâneos. Não que seja uma revolução, mas quando se trata de Mario, quem precisa de uma? A Nintendo especializou-se em vender a mesma ideia ao longo dos anos e isso deu certo", aponta Azevedo. Mantendo o espírito original e com algumas inovações, a série apresenta uma experiência única, sem destruir um clássico.
Atualizado em 1 Dez 2011.