Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



Na família tem dois irmãozinhos, três tias, quatro avós e cinco primos. Na lancheira, um sanduíche, duas frutas e um doce. Na mochila, há três cadernos, dez lápis de cor e três canetas. Quem disse que criança não aprende rapidamente a ter noção de matemática? Embora esta ciência exata seja um pouco rejeitada e, às vezes, odiada pelos menores, ela pode ser aprendida de uma forma natural, sem muitos esforços ou puxões de orelhas.

De acordo com Rita Casortelli, orientadora do método Kumon, sistema de ensino com base na repetição e de forma individualizada, os principais fatores que levam os pequenos a não gostarem da matemática são: a falta de compreensão e obstáculos. A partir de um não entendimento do conteúdo e a sensação de incapacidade, a maioria das crianças sentem aversão e medo de tudo que está relacionado a números e equações.

Então, como mudar este quadro e fazer com que o pimpolho tenha um pouco mais de afinidade com o tema e começar a fazer contas sem que você tenha que implorar? A dica é que os pais tenham em mente que devem treinar o filho a se familiarizar com o assunto. Por isso, colocá-lo em situações que exijam a utilização da matemática ajudam a criança a gostar e a se interessar. "Na hora de cozinhar, a mãe pode chamar a criança para contar os ingredientes. Quando estiver subindo escadas, os pais podem brincar de contar degraus, entre outras coisas do dia-a-dia", sugere a profissional.

O Guia da Semana preparou uma lista com brincadeiras, formas e métodos para os pais ajudarem os filhos na iniciação à matemática. Confira as dicas!

Dicas para iniciar a criança à matemática de forma lúdica:

  • Cantar músicas e cantigas infantis que tragam seqüências numéricas nas letras, assim as crianças podem aprender o conceito e ordem dos números.
  • Propor a realização de jogos variados.
  • Os pais devem utilizar calendários sempre que possível para marcar os acontecimentos que merecem destaque no cotidiano da família e no mundo da criança (aniversário dos familiares, período de férias, contagem para o dia das crianças e Natal, etc).
  • Incentivar as crianças a ter desde cedo coleções de tampinhas, figurinhas, bolinhas, entre outros objetos, pois incentiva a organização e agrupamentos, além da contagem.
  • Criar uma situação real para que as crianças poupem dinheiro, guardem os valores em um cofrinho e registrem o saldo que possuem.
  • Crianças que gostam de esportes podem acompanhar a tabela dos jogos, com pontuação dos colocados.

    (*)Fonte: Cíntia Simão, coordenadora da Escola Castanheiras

  • SERVIÇO

    José Rodrigues Coelho Neto -Pediatra
    Tel: (11) 5573-8605.

    Ana Cássia Maturano - Psicopedagoga
    Tel: (11) 3722-4646

    Suzy Camacho - Psicóloga Infantil
    Fone: (11) 6959-1907
    Site: www.suzycamacho.com.br

    Raquel Caruso - Psicopedagoga do Centro de Aprendizagem (CAD)
    Fone: (11) 3816-8247


    Atualizado em 6 Set 2011.